Um levantamento do total de ocorrências de roubos e furtos de veículos em Campinas mostrou que a região do Padre Anchieta teve crescimento de 74,4% no número de casos no 1º quadrimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da SSP (secretaria de Segurança Pública).
Na sequência, a região do Taquaral teve alta de 44,3% no período, sendo seguida pelo Distrito de Sousas, com crescimento de 40%. Veja os detalhes por região abaixo:
- Padre Anchieta: 74,4%
- Taquaral: 44,3%
- Sousas: 40%
- Barão Geraldo: 4,3%
- Castelo: 4,1%
LEIA TAMBÉM
Anta do Bosque dos Jequitibás de Campinas passa por cirurgia para retirada de tumor
Idosa morre após acidente envolvendo ambulância e van escolar em Piracicaba
Segundo a SSP, foram registrados 520 boletins de roubo de veículos e 1.172 casos de furto de veículos nos primeiros quatro meses do ano, totalizando 1.692 ocorrências. No mesmo período de 2022, foram 654 roubos e 1.111 furtos, contabilizando 1.765 ocorrências.
Após ser vítima de roubo e sequestro no estacionamento de um hospital público, a manicure Rosalina Michelott relata que ainda possui traumas. “Muito dificil ficar na mão de três pessoas que você não conhece, e eles ameaçando te matar. Você não imagina que vai sair com vida daquele lugar. Eles batem na gente, xingam, como se a gente fosse a pior coisa. É uma humilhação”, revela.
Para o especialista em segurana, Ruyrillo Pedro de Magalhães, o poder público precisa investir tanto no aumento do efeitivo como na remuneração da polícia como forma de combater esse tipo de crime.
“A médio prazo, o governo do estado fazer novos concursos. Já está fazendo alguns, trazer mais policiais e também um estímulo salarial. A Polícia Civil vem sendo deixada de lado. Se nós tivéssemos investigação, muitas mortes e muitos crimes não ocorreriam”, afirma.
O OUTRO LADO
Em nota, a SSP disse que o trabalho de investigação da Polícia Civil na cidade possibilitou, nos quatro primeiros meses de 2023, a recuperação de 662 veículos, aumento de 32,4% em relação ao ano anterior.
Sobre a ampliação e valorização do efetivo, a pasta defende que tem adotado ações para reduzir o déficit, que atualmente é de 33,16% na Polícia Civil de todo o estado de São Paulo.
“Estão em andamento concursos para a seleção de mais 8.539 policiais – sendo 2.750 para Polícia Civil. Outras 3.135 vagas para a instituição foram autorizadas. Os editais estão previstos para serem divulgados no 2º semestre de 2023”, informa a pasta.
LEIA MAIS