O número de mortes em acidentes de trânsito com ciclistas aumentou 62,5% entre janeiro e junho deste ano nas cidades da região Campinas. Levantamento com dados do Infosiga, do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo mostra que 26 ciclistas perderam a vida, este ano, em acidentes em ruas, avenidas e rodovias das 49 cidades da região. No mesmo período do ano passado, 16 vítimas fatais foram registradas.
A maioria das vítimas, em 92% dos casos, são homens, com idades entre 50 e 54 anos. Além disso, de acordo com informações do Infosiga, 57,7% dos acidentes aconteceram dentro da área urbana das cidades em ruas e avenidas.
Além disso, o maior número de acidentes fatais aconteceu aos finais de semana e no período da noite – veja mais abaixo
O patamar atingido em 2024, com 26 óbitos de ciclistas, não era atingido desde 2021, quando 28 mortes foram registradas pelo Infosiga. Em 2022, 19 acidentes fatais com ciclistas foram registrados no primeiro semestre.
Acidentes fatais com ciclistas entre janeiro e junho
- 2024 – 26
- 2023 – 16
- 2022 – 19
- 2021 – 28
Quando os acidentes acontecem: - 2024 – 26 mortes
- Domingo – 7 mortes
- Sexta – 7 mortes
- Sábado – 4 mortes
Período do dia - Noite – 11 mortes
- Tarde – 7 mortes
- Manhã – 6 mortes
- Madrugada – 2 mortes
- Locais dos acidentes
- 57,7% – vias municipais
- 34,6% – rodovias
- 7,07% – não disponível
Vítimas em acidentes com bicicletas
Há quatro meses, Michele Carvalho perdeu o filho em um acidente. Ele foi atropelado enquanto andava de bicicleta, em Santa Barbara D’Oeste.
“A gente teve que se adaptar a uma nova rotina porque ele ajudava em casa, buscava o irmão na escola, então a gente teve que se adaptar a um novo normal. Uma rotina sem ele”, conta.
Murilo de Carvalho tinha 18 anos e estava feliz porque há pouco tempo tinha aprendido a andar de bicicleta.
“Eu estou genuinamente feliz que consigo andar de bike, olha só. 17 anos, aprendi a andar de bicicleta agora”, disse ele em um vídeo postado nas redes sociais.
O acidente aconteceu durante a madrugada de domingo, no dia 28 de abril. Murilo tinha saído do trabalho e estava voltando para casa de bicicleta quando foi atropelado por um veículo em alta velocidade. O motorista fugiu sem prestar socorro. Logo depois, se envolveu em mais um acidente, batendo na traseira de um carro.
“É muito difícil, eu não consigo passar pelo local do acidente, que era um trajeto corriqueiro nosso. Faz quatro meses e o caso ainda estão em fase de investigação. Apesar dos esforços dos nossos advogados, é uma coisa muito lenta. A Justiça não tem a pressa que a família tem”, lamentou a mãe da vítima.
Entramos em contato com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), mas ainda não tivemos retorno. O advogado do motorista envolvido na ocorrência não quis se manifestar.
Como evitar acidentes?
De acordo com o pesquisador de engenharia de transportes da Unicamp, Luiz Vicente Mello, o primeiro ponto para evitar acidentes é a conscientização com relação à distância entre carros e bicicletas.
“O motorista não pode ficar muito próximo do ciclista e na hora de ultrapassar, pelo menos, um metro e meio de distância que é o que o Código de Defesa de Trânsito estabelece”, ressaltou.
Além disso, o especialista ressalta que os ciclistas também podem utilizar equipamentos de segurança para evitar acidentes.
“Primeiro ponto é o capacete, que é obrigação do ciclista. Além de todos os equipamentos nas cores claras, capacete, luvas, óculos, que é o que permite que o conforto e a visibilidade que ele vai ter perante o motorista é muito maior”, explica.
Segundo o especialista, as bicicletas também podem ser equipadas para aumentar a visibilidade.
“Optar por uma bicicleta mais clara, principalmente se ela for utilizada no período da noite. Nós temos a luz branca na frente, a luz vermelha piscante atrás, porque isso também vai chamar atenção”, afirma Luiz Vicente.
Com informações de Bianca Rosa/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Do frio de 6°C para calorão de 30°C: confira a previsão do tempo para os próximos dias em Piracicaba
Vazamento de esgoto em ribeirão que deságua no Rio Piracicaba gera preocupação entre moradores