ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Câmeras flagram adolescentes quebrando janela de ônibus

Um deles foi identificado e levado à polícia. Os cinco estudam em escola estadual

| ACidadeON/Campinas

Imagens mostram jovem arrancando a janela no canto superior direito (Foto: Reprodução) 

Cinco adolescentes foram flagrados pelas câmeras de segurança do sistema de transporte coletivo de Valinhos arrancando um vidro do ônibus urbano da empresa Sou Valinhos que faz a linha 510 (Jardim Paraíso via Fonte Nova). Eles estudam na Escola Estadual Governador Orestes Quércia, no Parque Cecap, e utilizam diariamente a linha para retornar da escola. Um deles foi identificado e levado a delegacia.

O caso aconteceu há cerca de três semanas, tempo em que a GM levou para identificar um dos adolescentes.
O sistema de segurança por câmeras instalado dentro do ônibus gravou o ato de vandalismo dos menores. O vidro que é arrancado fica na parte de trás do coletivo, próximo à porta de saída.

Nas imagens é possível ver um deles, de camiseta branca, mexendo no vidro por algum tempo, até que a estrutura cai, com o ônibus andando. Nesse momento, o adolescente se desequilibra e quase é jogado pelo vão da janela arrancada.

Em seguida, o motorista percebe o vandalismo, para o ônibus e diz que vai chamar a polícia. Cinco menores são gravados saindo do coletivo pelo buraco da janela que foi arrancada.  As imagens foram encaminhadas pela empresa à Guarda Civil Municipal, que conseguiu identificar os menores. O adolescente foi identificado durante o trajeto, alguns dias depois.

Ele foi retirado do coletivo e levado à delegacia, onde um Termo Circunstanciado foi registrado. Ele foi liberado após a presença dos responsáveis, mas o prejuízo ficou com a empresa. A família alegou falta de condições financeiras para ressarcimento.

A empresa Sou Valinhos informou que todos os ônibus do sistema de transporte da cidade são equipados com câmeras de segurança. A empresa tem intensificado o uso dessas imagens para identificar atos de vandalismo e informa que "toda vez que houver algum tipo de transtorno ou depredação dentro de um ônibus em Valinhos os responsáveis serão identificados, com a ajuda da Guarda Municipal, e encaminhados para a Delegacia de Polícia."

A Prefeitura informou que lamenta a prática de atos de vandalismo e que tem dado todo o suporte para a empresa quando a Guarda Municipal é acionada. "As pessoas precisam entender que esses atos de vandalismo prejudicam a elas mesmas, que são as usuárias do sistema de transporte. Tudo que estiver ao alcance do poder público será feito no sentido de conter esse tipo de comportamento e de identificar e punir os responsáveis."