Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Amor pelo flamenco une pais e filhas em Campinas

A popular arte do Sul da Espanha é tradicionalmente exercida em família e se manifesta por meio da dança, canto e som da guitarra

| ACidadeON/Campinas

Pais e filhas reforçam a relação nas aulas de flamenco. (Foto: Renan Lopes/ACidade ON Campinas) 

A relação entre pais e filhos tem diversas atividades do dia a dia que fortalecem estes laços - esportes, como o futebol, são um ótimo exemplo. Entre pais e filhas, no entanto, a situação pode ser um pouco mais incomum, incluindo as atividades exercidas por eles. Uma casa de dança flamenca em Campinas, porém, mostra que este fortalecimento é possível e, mais que isso, bastante comum.

A popular arte do Sul da Espanha é tradicionalmente exercida em família e se manifesta por meio da dança, canto e som da guitarra. A paixão por essa cultura espanhola é cultivada por pais e filhas na academia de dança Café Tablao, em Campinas.

O administrador Elthon Garcia, de 43 anos, pratica a dança como há mais de dez anos, e diz ter vencido diversas barreiras, em especial a da timidez, depois que decidiu abraçar o flamenco como hobby. Inspirada pelo pai, Luiza, de 10 anos, tomou gosto pela cultura desde cedo, ainda no berço. Segundo Garcia, a garota só dormia tranquila ao som de canções sevillanas.

Agora, os dois praticam aulas juntos semanalmente há cerca de seis anos e já se apresentaram juntos na escola e em eventos diversas vezes. "Se meu pai não dançasse, eu o convenceria", diz a garota.

SEM LIMITE DE IDADE

Apesar de Luiza ter tomado gosto cedo pela dança flamenca, idade não é problema para quem quer aprender a dança.

A paixão do aposentado Christovam Padilha Júnior, de 83 anos, pela cultura espanhola conquistou as filhas Maria José Padilha, 63 anos, e Ana Maria Padilha, 59. Hoje, os três praticam a dança no Café Tablao, mesmo cada um com o seu nível da dança Christovam iniciou as aulas no Café há três anos, Maria José há dois e Ana Maria há seis meses.  



PRESENÇA MASCULINA


Há quinze anos ministrando aulas e administrando o Café Tablao, Karina Maganha, proprietária e diretora cultural da casa, conta que a presença masculina era realmente menor no início, mas a casa já formou seis professores de dança flamenca e dezendas de dançarinos que a praticam por hobby. "Hoje temos sete alunos, entre maridos e pais de alunos em nossas aulas", conta.

A instrutora lembra, inclusive, que o flamenco é uma das manifestações artísticas mais democráticas. "Qualquer biotipo e idade pode praticar o flamenco", diz. "Eu estimo que pelo menos 30% dos frequentadores do Café Tablao têm laços familiares. Afinal, a família e a amizade são a essência do flamenco, que tem suas origens em um povo sofrido que compartilha dores e alegrias."

SERVIÇO

O Cafe Tablao fica na Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 1063, no Nova Campinas, em Campinas. Mais informações sobre aulas e horários pelo whatsapp (19) 99335-0838. 


Veja também