Aguarde...

cotidiano

Campinas é 11ª em ranking de satisfação com qualidade da água na RMC

Mesmo fora do top 10, Campinas, assim como outras sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), aparece com alto grau de satisfação do serviço de água

| ACidadeON Campinas

Pesquisa foi feita pela Indsat e mostra opinião pública colhida no primeiro trimestre do ano. (Foto: Pixabay)  
Campinas aparece em 11º lugar em um ranking divulgado nesta semana de aprovação da população quanto a qualidade da água da cidade. A pesquisa foi feita pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), criada em 2013. Os dados são referentes à opinião do público no primeiro trimestre deste ano (veja ranking abaixo). 

Mesmo fora do top 10, Campinas, assim como outras sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), aparece com alto grau de satisfação do serviço de água. Em 1º lugar está Santa Bárbara d'Oeste, com o grau máximo, o de excelência. Em 2ª lugar, está Nova Odessa, também com o serviço apontado como de excelência.

Em Campinas, quem presta o serviço de água na cidade é a Sanasa, uma empresa de economia mista (99% das ações são da Prefeitura). Ela trata atualmente 99,81% da água da cidade e 96,05% do esgoto. Junto com o município, as cidades de Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Valinhos, Vinhedo, Hortolândia, Monte Mor, Paulínia e Cosmópolis também tiveram alto grau de satisfação com o serviço.

Já Artur Nogueira e Americana alcançaram o grau médio de satisfação. Sumaré, em última posição, aparece com baixo grau de satisfação.

A PESQUISA

Enquanto o Grau de Excelência é a classificação exclusiva dos segmentos que recebem 800 pontos ou mais, o Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que registram entre 650 e 799 pontos. Os índices de satisfação vão de 200 a 1.000 pontos.

Já o cálculo satisfação é realizado a partir dos critérios avaliativos de "ótimo", "bom", "regular", "ruim" e "péssimo". Ao todo, 400 moradores participam da entrevista. A Qualidade da Água de Santa Bárbara recebeu 89% de "ótimo" e "bom", 7% de "regular" e 4% de "ruim" e "péssimo".

O recorte da água faz parte de uma pesquisa da Indsat que analisou ainda outros 15 pontos, que serão divulgados durante o ano pela entidade.  

O RANKING 
 
Posição/Cidade/Índice/Grau de excelência

1º - Santa Bárbara - 802 - Grau de excelência
2º - Nova Odessa - 801 - Grau de excelência
3º - Indaiatuba - 795 - Alto grau de satisfação
4º - Itatiba - 760 - Alto grau de satisfação
5º - Jaguariúna - 755 - Alto grau de satisfação
6º - Valinhos - 752 - Alto grau de satisfação
7º - Vinhedo - 748 - Alto grau de satisfação
8º - Hortolândia - 748 - Alto grau de satisfação
9º - Monte Mor - 733 - Alto grau de satisfação
10º - Paulínia - 729 - Alto grau de satisfação
11º - campinas - 710 - Alto grau de satisfação
12º - Cosmópolis - 698 - Alto grau de satisfação
13º - Artur Nogueira - 637 - Grau médio de satisfação
14º - Americana - 527 - Grau médio de satisfação
15º -Sumaré - 488 - Baixo grau de satisfação


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON