Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Campinas ganha "Jardim dos Sentidos" em Sousas

Jardim foi concebido como espaço terapêutico para auxiliar na recuperação de pacientes em tratamento

| ACidadeON Campinas

Jardim dos Sentidos, em Sousas (Foto: Divulgação/Prefeitura) 

A Prefeitura de Campinas inaugurou nesta quinta-feira (8) o Jardim dos Sentidos Gisela Heller Gordon, no distrito de Sousas. O jardim é um espaço inclusivo que, além do contato com a natureza, oferece às pessoas a possibilidade do estímulo aos sentidos do nosso corpo como a audição, a visão, o tato, o olfato e o paladar.

O espaço fica na rua armando Oswaldo Precaro, na Vila Bourbon, em Sousas, ao lado do Centro de Referência em Reabilitação (CRR) Jorge Rafful Kanawaty.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) disse que o espaço foi idealizado como um lugar terapêutico, pensando nas pessoas que estão em tratamento nas unidades de saúde, principalmente no CRR.

A expectativa é que cerca de 50 pessoas passem pelo Jardim Sensorial por semana. O espaço vai funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

SOBRE O JARDIM

O Jardim dos Sentidos tem o formato arredondado, com dez canteiros com plantas e flores coloridas, ervas medicinais, condimentos, chás, gramas e pedriscos.

Foi inspirado em experiências da Europa e em outras do Brasil, como o Jardim Sensorial de Curitiba e o Parque Inhotim, em Minas Gerais. É totalmente acessível, livre de barreiras arquitetônicas garantindo que as pessoas com deficiência possam aproveitar o espaço.

O jardim oferece canteiros com corrimão, guia, trilha específica para cadeira de rodas, bancos, informações úteis sobre o espaço e os nomes das plantas escritos em português e em braille. Possui piso tátil.  



CUSTOS

Foram investidos cerca de R$ 425 mil na construção do local. Os recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho.

O projeto foi elaborado por profissionais que trabalham com plantas medicinais no CRR e teve apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade.

O projeto arquitetônico foi feito pela arquiteta da Emdec Thaís Mendonça, que faz parte da Comissão de Acessibilidade. A idealizadora foi Heloísa Pimentel, que também participou do evento. O Conselho de Saúde também participou do projeto.

QUEM É

Gisela Heller Gordon, que dá nome ao jardim, trabalhou de 1987 a 1999 na Prefeitura de Campinas. Arquiteta formada pela USP, dirigiu o Departamento de Urbanização de Favelas, trabalhou na Coordenadoria Ambiental e Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, na Secretaria de Obras e no Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

Tinha como projeto a construção de um Jardim dos Sentidos em Campinas e por isso a homenagem. Faleceu em 22 de novembro de 2013 vítima de AVC (acidente vascular cerebral).

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON