Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Paulínia volta às urnas para decidir novo prefeito hoje

Desde 2013, Paulínia já teve 12 mudanças na cadeira do executivo. Esta será, portanto, a 13ª troca de prefeito em seis anos

| ACidadeON Campinas

Prefeitura de Paulínia (Foto: Denny Cesare/Codigo19)  
Os eleitores de Paulínia tem uma nova missão neste domingo (1º): escolher, de novo, o prefeito e o vice para governar a cidade até dezembro de 2020. A nova eleição ocorreu por determinação do TER (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, após o prefeito Dixon de Oliveira (PP) e o vice dele, Sandro Caprino (PRB), terem os mandatos cassados.

Eles foram cassados por abuso de poder econômico nas eleições de 2016 e, por isso, não podem concorrer neste pleito. Desde 2013, Paulínia já teve 12 mudanças na cadeira do executivo. Esta é, portanto, a 13ª troca de prefeito em seis anos.

Atualmente vereador Antônio Ferrari (DC), conhecido como Loira, exerce o cargo de prefeito de Paulínia desde janeiro. Ele foi eleito presidente da Câmara e reivindicou o cargo de chefe do Executivo, que era ocupado por Du Cazellato (PSDB) desde novembro do ano passado.

ELEITORES


De acordo com a Justiça Eleitoral, 73.128 eleitores estão aptos a votar. O maior colégio eleitoral da cidade é a E.E. (Escola Estadual) Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, com 15 seções e 5.632 eleitores. No dia 4 de outubro, a cidade terá a diplomação do prefeito e do vice eleitos.

O QUE ACONTECEU

A confusão começou em novembro do ano passado, depois que o TRE reprovou as contas de campanha do prefeito eleito e cassou os mandatos dele e do vice por abuso de poder econômico. Na época o então presidente do Câmara, Du Cazellato, assumiu a administração de Paulínia. Mas a Câmara teve novas eleições e o novo presidente da casa, Antônio Miguel Ferrari, o Loira, entrou na Justiça pra assumir a Prefeitura. Ele tomou posse como prefeito interino e desde então está na chefia do Executivo.

CONFIRA OS CANDIDATOS

A eleição que ocorre neste domingo tem nove concorrentes, entre eles o atual prefeito interino, o Loira. Confira a lista:

Ângela Duarte (PRTB)
Capitão Cambui (PSL)
Coronel Furtado (PSC)
Custódio (PT)
Du Cazelatto (PSDB)
Loira (DC)
Marcelo Barros (PSOL)
Nani Moura (MDB)
Tuta Bosco (PPS)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON