Em Campinas, o ano que se encerra no próximo domingo (31) foi marcado por eventos climáticos extremos, com tempestades e chuvas fortes. Por conta dos temporais frequentes, o município sofreu com enchentes e estragos e registrou uma tragédia no final de janeiro, quando uma menina de 7 anos foi atingida por um eucalipto em uma área de piquenique dentro da Lagoa do Taquaral.
Por conta do risco de mais quedas de árvores, galhos e até de pedras, o parque e todos os outros 24 espaços públicos foram fechados sem data para reabrir e passaram por manutenção preventiva. Entre eles, estavam a Pedreira do Chapadão, que só voltou a receber o público em junho, e o Bosque dos Jequitibás, que permaneceu interditado por todo o primeiro semestre.
Polêmicas, epidemia e surto
Além dos cortes, extrações e outras medidas de manejo, como o replantio e o anúncio de uma nova área de vegetação no Taquaral, a Prefeitura de Campinas passou fechar os parques preventivamente após períodos de 72 horas em que as chuvas acumuladas ultrapassassem os 80 milímetros. A definição passou a valer de forma permanente e entrou em vigor em outros momentos do ano.
Em meio às polêmicas com o MP (Ministério Público) pelas ações e as apurações envolvendo as quedas e as podas de árvores ao longo do ano, a cidade também viveu situações graves na área da saúde, com uma epidemia de dengue decretada em abril e um surto de febre maculosa em junho e que virou notícia nacional. Neste último caso, quatro pessoas morreram após frequentarem dois eventos em uma área rural da cidade.
Veja também as matérias mais acessadas pelos leitores entre janeiro e junho:
Janeiro – Abelhas-africanas atacam grupo de ciclistas em rodovia no interior de SP
Fevereiro – Corpo é encontrado em piscina de condomínio do Alphaville, em Campinas
Março – Mulher morre após explosão de panela de pressão em 1º dia de trabalho na região de Campinas
Abril – Jovem viraliza nas redes dançando em avenida de Barão Geraldo, em Campinas
Maio – Hospital São Luiz em Campinas começa a atender hoje; veja os convênios aceitos
Junho – Hospital São Luiz divulga lista com novos convênios atendidos na unidade
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP