Em 2020, quando a covid-19 tomou conta do mundo e trouxe alterações inéditas para as vidas das pessoas, muita gente imaginava que 2021 seria um ano mais leve e de retomada. Porém, não foi bem isso que aconteceu.
2021 veio e com ele, o aumento exponencial de casos da doença e mortes pelo coronavírus. Foi um começo de ano bastante tenso e de novas incertezas. Mas, por outro lado, 2021 também trouxe a esperança com a chegada da vacina.
Se antes da primeira dose, contávamos mortos e doentes, depois, começamos a somar, também, os vacinados e isso nos trouxe muita esperança de dias melhores.
Se em 2020 a covid-19 foi definitivamente a principal notícia no mundo, e em 2021, a vacina foi o principal destaque.
Mas vale destacar que outras notícias também receberam bastante destaque neste ano em Campinas. Para refrescar a sua memória, o acidade on separou nesta matéria uma lista com algumas das notícias mais acessadas do ano, mês a mês.
A seleção é marcada por notícias fortes, como o caso da criança amarrada dentro de um barril, o aumento de restrições por causa da covid-19 e uma briga de trânsito que deixou um motociclista gravemente ferido.
No entanto, nem tudo foi ruim em 2021. Também tiveram bons exemplos como a chegada da vacina, o constante avanço da imunização nos municípios, um feirão para quem buscava conquistar a casa própria, além da tão aguardada volta gradual dos eventos e a liberação dos comércios e restaurantes.
Entre os destaques positivos, um Festival da Pururuca com muita carne de porco e um novo passeio de trem na região conquistaram a atenção dos leitores campineiros, além das notícias inusitadas, como o caso de um ônibus coletivo que circulou a cidade com a frase ‘Aceitamos xerecard’.
Confira abaixo a primeira parte dessas principais notícias que foram divididas entre o primeiro e segundo semestre. A segunda parte desta retrospectiva será publicada amanhã. Boa leitura!
JANEIRO
PM liberta criança que vivia acorrentada em barril no Jardim Itatiaia
O começo do ano foi marcado pelo resgate de uma criança sob maus tratos, no Jardim Itatiaia, em Campinas. A Polícia Militar constatou que o menino era mantido nu, acorrentado pelas mãos e pés em um tambor de ferro exposto ao sol. Um casal e uma jovem de 22 anos foram presos.
Publicitária desaparecida é encontrada morta em Campinas
Ainda em janeiro, outro destaque foi descoberta do corpo de uma publicitária que estava desaparecida em Campinas. O caso mobilizou a população pelas redes sociais. A mulher de 31 anos estava sendo procurada pela família após sair de casa e não voltar mais. Ela foi encontrada já sem vida pela Policia Civil, no último dia de 2020, em um prédio próximo da Avenida Norte e Sul.
FEVEREIRO
Madrasta de menino preso em barril era conhecida por ajudar animais abandonados
Em fevereiro, o destaque continuou com o impactante caso da criança de 11 anos que era mantida presa dentro de um barril. Segundo a Polícia Militar, a madrasta que cuidava do menino era conhecida por cuidar de animais abandonados. Ela tinha cerca de 10 cachorros soltos no mesmo quintal onde a criança foi encontrada. O caso ganhou repercussão nacional.
Menino que vivia acorrentado em barril segue internado no Ouro Verde
Além disso, com as descobertas de que o menino não se alimentava por muito tempo, a saúde da criança também foi um dos destaques do mês. Na época, ele já havia recebido alguns cuidados e passava bem, mas continuou internado em observação, no Hospital Municipal Ouro Verde, em tratamento devido ao quadro de desnutrição.
MARÇO
Homem de 29 anos é encontrado morto dentro de carro em Campinas
O destaque de março ficou com o caso de um homem, de 29 anos, que foi encontrado morto em um veículo no Parque Taquaral, em Campinas. A vítima foi encontrada já sem vida com as portas e os vidros do veículo fechados. A suspeita da família é que ele poderia ter sofrido um infarto.
Campinas terá fase vermelha a partir de amanhã
No inicio de março, o Brasil ainda vivia momentos difíceis devido à pandemia do coronavírus. Com isso, o outro destaque do mês ficou com a decisão da Prefeitura de Campinas em impor a fase vermelha do plano de flexibilização da quarentena, destacada como alerta máximo, devido a pressão extrema na rede de saúde do município. Nesse momento, a cidade tinha registrado um grande aumento de internações de covid-19, além da tendência de alta de novos casos.
ABRIL
Governo de São Paulo atualiza a situação da pandemia
Já o mês de abril foi marcado pelo andamento inicial do cronograma de vacinação estadual. No dia 14, o governo de São Paulo anunciou a antecipação das vacinas para pessoas de 63 e 64 anos, utilizando as doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford, da Fiocruz, e da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.
Covid: 87 pessoas morrem antes de criarem anticorpos pós-vacina em Campinas
Outro destaque de abril foi a repercussão da corrida no plano de vacinação em todo o país, que ainda estava em sua fase inicial. Em Campinas, a prefeitura registrou a morte por covid-19 de 87 moradores mesmo após eles terem sido vacinados contra a doença. Segundo a Saúde, as mortes ocorreram porque eles não tiveram tempo de criarem anticorpos contra a doença. Na época, a cidade registrava 146.177 idosos, profissionais de saúde e segurança vacinados com a primeira dose.
MAIO
Covid-19: veja as reações mais comuns que as vacinas podem causar
Com o andamento do plano de vacinação, o mês de maio foi marcado pela apreensão da população em relação aos possíveis efeitos colaterais da vacina. Por isso, o acidadeon Campinas buscou explicar as reações mais comuns. De acordo com especialistas em saúde pública, as chances de complicações são pequenas e não afetariam a eficácia dos imunizantes.
Campinas entra, pelo 2º dia seguido, em estado de alerta
No mesmo momento, a região de Campinas vivia em estado de atenção em relação ao baixo índice da URA (Umidade Relativa do Ar). No dia 21, a Defesa Civil de Campinas divulgou que a cidade havia entrado em estado de alerta pelo segundo dia seguido, com o índice de URA marcando 19,9%. O estado de alerta ocorre sempre quando a umidade relativa do ar está reduzida, com índice entre 12% e 20%.
JUNHO
Caixa fará Feirão Digital da Casa Própria com financiamento de até 100%
Mas o ano também foi marcado por boas notícias. Em junho, o destaque ficou com o anuncio da Caixa Econômica Federal do 1º Feirão Digital da Casa Própria, com imóveis com possibilidade de financiamento total e sem pagamento de entrada. A ação facilita a conquista da casa própria, ofertando cerca de 180 mil imóveis em todo o país.
Campinas pode endurecer fase de transição e anuncia decreto de calamidade
Por outro lado, as consequências da pandemia ainda eram uma preocupação nacional. No começo de junho, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), já pensava em endurecer as medidas restritivas mesmo durante a fase de transição do Plano São Paulo. Na época, Campinas passou a seguir as regras de funcionamento de comércio entre 6h e 21h, com capacidade de ocupação de até 40%.
A segunda parte desta retrospectiva será publicada amanhã, dia 31/12!