A Prefeitura de Campinas iniciou hoje (30) a reforma da calçada da José Paulino, uma das vias mais importantes da região central com a retirada do calçamento da faixa da esquerda entre a Rua Marechal Deodoro e a Avenida Orosimbo Maia.
Por causa das obras, o passeio do lado esquerdo ficará interrompido até que os trabalhos terminem com a colocação do piso intertravado. Antes disso, haverá o nivelamento do piso.
Ao todo, segundo a Administração, serão investidos cerca de R$ 4,4 milhões na reforma da rua, com verba da Setransp (Secretaria de Transportes). O prazo estimado para finalização do projeto é de 12 meses.
A reforma da José Paulino
O projeto abrange 835 metros e nove quadras entre o trecho da via com as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia. O novo modelo vai priorizar a circulação de pedestres, de ciclistas e de ônibus.
Para tanto, a calçada da José Paulino será alargada. Serão implantadas uma ciclofaixa à esquerda e uma faixa exclusiva de ônibus à direita. Já o limite de velocidade será reduzido para 40 km/h.
O projeto prevê ainda:
- recapeamento do asfalto
- novas placas
- calçadas com piso para PcD
- nova sinalização no solo
- rampas com acessibilidade
- botoeiras sonoras
Já a calçada terá cores diferentes:
- faixa de serviço (postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano)
- faixa de circulação (área destinada ao trânsito de pedestres e às paradas de ônibus). Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o asfalto será nivelado na mesma altura da caçada para dar fluidez ao calçadão.
O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.
José Paulino
A rua atravessa o “Rótula” (Corredor Central, formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva) e forma um sistema binário (uma via vai e outra volta) com a Avenida Francisco Glicério. Cruza ainda vias importantes, como a Benjamim Constant, a Campos Sales e a Treze de Maio.
Por dia, circulam pela rua, 21 mil pedestres, 33 linhas do transporte coletivo municipal e 183 ônibus, além de nove linhas intermunicipais. Os dados são do último levantamento da Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas), realizado em 2017.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
O que aconteceu com a marca de chocolates Pan?
Flipside: Instagram testa recurso para criar perfil alternativo