- Publicidade -
CotidianoRua Piracicaba tem novo trecho interditado para obras do BRT

Rua Piracicaba tem novo trecho interditado para obras do BRT

Serão bloqueadas as pistas de rolamento junto ao canteiro central, nos dois sentidos de circulação. O novo trecho interditado passa a contar com uma faixa por sentido para o tráfego

- Publicidade -

Obras do BRT avançam na Rua Piracicaba. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde serão estendidas, hoje (31), para aproximadamente 400 metros da Rua Piracicaba, na região do Jardim Novo Campos Elíseos. A velocidade máxima permitida neste trecho passa de 60 km/h para 40 km/h.

Os trabalhos avançam para o trecho desde a rotatória entre as vias Paulo de Camargo Moraes e Luiz Marcelino Guernelli (Córrego do Lixão) até a Rua Itatiba.  

As obras na Rua Piracicaba foram iniciadas em abril, com trecho inicial no entroncamento com a Avenida Ruy Rodriguez. A região recebe a construção do pavimento do corredor para os veículos BRT e da estação Piracicaba.  

Para viabilizar a nova etapa, serão bloqueadas as pistas de rolamento junto ao canteiro central, nos dois sentidos de circulação. Assim como já ocorre na extensão em obras, o novo trecho interditado passará a contar com uma faixa por sentido para o tráfego de veículos.  

Após a implantação do Corredor BRT, este trecho continuará com quatro faixas de rolamento, sendo uma por sentido para os veículos em geral e uma por sentido para os ônibus do BRT. Nas próximas etapas de obras na Rua Piracicaba, os trabalhos se estenderão até a Avenida das Amoreiras.

“Daqui para frente, a necessidade de grandes interdições, que impactam a circulação, diminui e vai dando espaço para a liberação parcial dos trechos”, ressalta o secretário de Transportes e presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro.  

- Publicidade -

MEDIDAS OPERACIONAIS
 
Para minimizar os impactos viários, a Emdec aplica as medidas operacionais adotadas na etapa anterior de obras. O estacionamento de veículos fica proibido ao longo de toda a extensão em obras, em ambos os sentidos. Os pontos de ônibus existentes no trajeto serão mantidos.  

A Emdec programou rotas alternativas para que os motoristas evitem a região em obras. Os trajetos alternativos estarão devidamente sinalizados.  

A recomendação da Emdec é que os motoristas evitem circular pela região em obras, durante o período de interdição, agilizando o seu tempo de percurso pelas rotas alternativas. No trecho em obras, a prioridade de circulação é dos ônibus do transporte público coletivo. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.
BRT Ouro Verde
O novo trecho de obras na Rua Piracicaba está dentro do Lote 4 do BRT campineiro e é parte do trecho 2 do Corredor Ouro Verde. O BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão e quatro obras de arte (pontes e viadutos), saindo da região central, do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova.
O trecho 2 vai do futuro Terminal Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km de extensão. As obras desse trecho foram iniciadas em abril de 2018, na Avenida Ruy Rodriguez, onde há trabalhos simultâneos desde a região do hipermercado Extra Amoreiras, passando pelo Rio Capivari até a Rodovia dos Bandeirantes.
Também há trabalhos do Corredor Ouro Verde em andamento na Avenida Ruy Rodriguez, na região do Parque Universitário de Viracopos (Lote 4, Trecho 3); e na Avenida das Amoreiras (Lote 3, Trecho 1), nas regiões da Vila Rica, Vila Mimosa, Jardim do Lago e São Bernardo.
Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral somam 36,6 km de extensão.

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -