- Publicidade -
CotidianoSaiba quais foram os deputados mais votados em Campinas nas eleições

Saiba quais foram os deputados mais votados em Campinas nas eleições

O acidade on Campinas lista os candidatos a deputado federal e estadual que mais receberam os votos de campineiros; veja também quem foram os eleitos

- Publicidade -

 

Primeiro turno das eleições gerais aconteceu ontem; movimento foi intenso em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)
Primeiro turno das eleições gerais aconteceu ontem; movimento foi intenso em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)

Nomes da região e políticos conhecidos nacionalmente estão entre os candidatos que mais conseguiram o voto do eleitor campineiro para os cargos de deputados estaduais e federais nas eleições deste ano. Alguns dos candidatos mais votados em Campinas conseguiram as vagas nos cargos desejados, mas nem todos chegaram lá. 

Os dados foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Entre os candidatos da região, quatro foram eleitos deputados federais e oito deputados estaduais. Vale destacar que os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional, ou seja, os candidatos também recebem votos de eleitores de outras cidades.

LEIA MAIS

Em Campinas, Bolsonaro tem 49% dos votos; veja todos os índices

Veja o resultado da votação para o governo de SP na região de Campinas

No Estado de São Paulo, ao todo 70 candidatos foram eleitos para o cargo de deputado federal e 94 para cargos de deputado estadual. Quer entender a diferença entre as funções? Leia mais abaixo.

- Publicidade -

DEPUTADO FEDERAL

Para o cargo de deputado federal, o candidato com o maior número de votos de Campinas foi Pedro Tourinho (PT), médico e ex-vereador da cidade que também concorreu às eleições municipais para o cargo de prefeito em 2020. Ele recebeu 48.786 votos. Apesar de liderar os votos na metrópole, o petista não conseguiu ser eleito ao cargo federal. No geral ele recebeu 74.729 votos.

Em segundo lugar nos votos da cidade aparece Carla Zambelli (PL), que não é da região, e sim de Ribeirão Preto. Zambelli teve 36.284 votos. Carla também foi reeleita como a segunda mais bem votada no Estado. No geral ela recebeu 946.244 votos.

Na terceira posição dos mais votados em Campinas, aparece o ex-prefeito Jonas Donizette (PSB), que conseguiu ser eleito pela soma de votos total de eleitores no estado. Ele recebeu 34.633 votos de Campinas. No geral ele foi eleito com 84.044 votos.

VEJA A LISTA DOS 10 MAIS VOTADOS EM CAMPINAS, E SE FORAM ELEITOS OU NÃO:
 

  • Pedro Tourinho (PT): 48.786 votos (8,15%) – não eleito
  • Carla Zambelli (PL): 36.284 votos (6,06%)- eleita
  • Jonas Donizette (PSB): 34.633 votos (5,79%) – eleito 
  • Eduardo Bolsonaro (PL): 31.073 votos (5,19%) – eleito 
  • Ricardo Salles (PL): 23.058 votos (3,85%) – eleito 
  • Guilherme Boulos (PSOL): 22.182 votos (3,71%)- eleito 
  • Carlos Sampaio (PSDB): 19.759 votos (3,30%)- eleito
  • Paulo Freire da Costa (PL): 12.702 votos (2,12%) – eleito 
  • Delegado Bruno Lima (PROGRESSISTAS): 11.871 votos (1,98%)- eleito
  • Tabata Amaral (PSB): 10.710 votos (1,79%)- eleita 

DEPUTADOS ESTADUAIS

Já entre os candidatos que almejavam uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o mais votado pelos campineiros foi Rafa Zimbaldi (Cidadania), que já era deputado e foi candidato à prefeitura nas eleições municipais de 2020. 

Em segundo lugar apareceu os vereadores Higor Diego (Republicanos) e Mariana Conti (PSOL). Zimbaldi conseguiu a reeleição, mas os parlamentares da cidade não conseguiram o número de votos suficientes no estado.

VEJA A LISTA DOS 10 MAIS VOTADOS EM CAMPINAS, E SE FORAM ELEITOS OU NÃO:

  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 32579 votos (5,51%)- eleito
  • Higor Diego (Republicanos): 28142 votos (4,76%)- não eleito
  • Mariana Conti (PSOL): 20917 votos (3,54%)- não eleita
  • Valeria Bolsonaro (PL): 20834 votos (3,52%)- eleita
  • Eduardo Suplicy (PT): 18750 votos (3,17%)- eleito
  • Artur Orsi (PSD): 17321 votos (2,93%)- não eleito
  • Rodrigo Farmadic (UNIÃO BRASIL): 15525 votos (2,62%)- não eleito
  • Paolla Miguel (PT): 11841 votos (2,00%)- não eleita
  • Célia Leão (PSDB): 10749 votos (1,82%)- não eleita
  • Gilmaci Santos (Republicanos): 9700 votos (1,64%)- eleito 

QUANTOS DEPUTADOS SÃO ELEITOS NO ESTADO?

O número de deputados federais e estaduais que cada Estado vai eleger está previsto na Constituição Federal e em Lei complementar. A lei fixou o número de deputados federais em 513 e estabeleceu que o Estado mais populoso terá 70 deputados federais. Considerando essas proporções, São Paulo tem 70 parlamentares.

Os estados menos populosos ficam com oito deputados federais cada um, e os demais estados têm número variado, conforme a população.

E DEPUTADO ESTADUAL?

A Constituição Federal estabelece um método para calcular o número de deputados que podem ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa de seu respectivo estado.

Para os estados com até 12 deputados federais, o número de deputados estaduais deve ser o triplo da representação na Câmara dos Deputados. Já nos estados com mais de 12 deputados federais, como é o caso de São Paulo, que tem o maior número de cadeiras entre os estados, há o direito a 36 deputados estaduais mais um deputado estadual para cada cadeira a mais.

O cálculo é este: 36 + (70-12) = 94. Com isso, atualmente, o estado brasileiro que elege mais deputados estaduais é São Paulo, com 94 deputados estaduais. Pelo número fixado na Constituição Federal, o Brasil tem, nos 26 Estados e no Distrito Federal, 1.059 deputados estaduais.

VOCÊ SABE O QUE UM DEPUTADO FAZ?

Deputados estaduais são representantes da população na Assembleia Legislativa de seu respectivo estado e têm como principal objetivo propor, elaborar, emendar, aprovar e revogar as leis relacionadas ao território estadual, sem entrar em conflito com as normas federais ou municipais.

Faz parte das atribuições de um deputado estadual, por exemplo, criar ou modificar tributos estaduais e aprovar leis sobre o funcionamento de instituições como a Polícia Civil ou o Ministério Público. Além disso, o deputado estadual fiscaliza o trabalho do governador, do vice-governador e dos secretários estaduais.

Já os deputados federais compõem a Câmara dos Deputados. Eles podem propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. Além disso, qualquer projeto de iniciativa do Executivo passa primeiro pela Câmara, antes de seguir para o Senado.

Compete aos integrantes da Câmara dos Deputados, juntamente com os senadores, por exemplo, discutir e votar o orçamento da União, assim como fiscalizar a aplicação adequada dos recursos públicos. Cabe ainda aos parlamentares discutir e votar medidas provisórias, editadas pelo governo federal, e também fiscalizam a atuação do Presidente da República e da sua gestão.

 

LEIA TAMBÉM

Aeroportos da América Latina estão mais perto do nível pré-pandemia

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -