Eleitores que já votaram na manhã deste domingo (2), na região de Campinas, flagraram diversos locais de votação forrados de santinhos de candidatos. Hoje acontece o primeiro turno das Eleições 2022 (leia mais aqui). Centenas de panfletos, com os números e as fotos dos candidatos que concorrerem aos cargos em disputa puderam ser vistos espalhados por avenidas e ruas, principalmente próximo a escolas com seções eleitorais de cidades como Campinas, Americana, Hortolândia e Jaguariúna.
Em frente ao Colégio Liceu Salesiano, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas, a calçada na entrada da escola ficou repleta de papéis de propaganda eleitoral. Na E.E. Professora Maria Julieta de Godói Cartezani, na Vila Maria Eugênia, os santinhos também atrapalharam a passagem de pedestres.
LEIA MAIS
Veja tudo o que você precisa saber sobre as eleições 2022, neste domingo
Eleições levam 878 mil pessoas às urnas em Campinas neste domingo
REGIÃO
Os flagrantes de sujeira na cidade foram registrados também em cidades da região. Em Hortolândia, em frente a uma escola no Jardim Santana, centenas de panfletos ficaram espalhados pelo chão. A mesma situação foi vista em no Jardim da Paz, em Americana, e até na rodovia João Beira, em Jaguariúna.
CRIME
A distribuição de material gráfico de campanha eleitoral foi finalizada até as 22h de ontem (1º). O descarte irregular de propaganda eleitoral, a conhecida ‘chuva de santinhos,’ no domingo de eleições em frente aos locais de votação é proibido pela Justiça Eleitoral. O fato pode caracterizar, inclusive, o crime de Boca de Urna.
Partidos e candidatos serão responsabilizados pelo descarte de santinhos de campanha neste domingo de eleições em frente aos locais de votação.
Caso o cidadão constate alguma irregularidade, pode denunciar por meio do aplicativo Pardal. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a apuração é feita pelo Ministério Público eleitoral, a quem cabe propor a abertura de ação contra os candidatos, caso fique comprovada a configuração de algum tipo de crime eleitoral.