A secretaria de Saúde de Campinas confirmou, na tarde desta segunda-feira (23), mais oito mortes por dengue. Os óbitos ocorreram entre 25 de março e 27 de abril. Com os novos registros, o total de mortes pela doença na cidade em 2025 chega a 11.
A Pasta destacou que o desfecho óbito depende de fatores como a procura precoce por atendimento, manejo clínico adequado e características individuais do paciente, como possíveis doenças preexistentes e/ou outras condições clínicas especiais.
Ainda afirmou que medidas preconizadas foram desencadeadas nas regiões onde residiam as pessoas que morreram: controle de criadouros, busca ativa de pessoas sintomáticas e nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença e de outras arboviroses.
Vítimas das novas mortes por dengue
- Sexo feminino, 41 anos, sem comorbidade. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Esmeraldina. Ela teve início dos sintomas em 1º de abril e o óbito ocorreu no dia 6 do mesmo mês.
- Sexo masculino, 74 anos, com comorbidades. Atendido pela rede particular e morador da área de abrangência do CS Vista Alegre. Ele teve início dos sintomas em 6 de março e o óbito foi em 20 de abril.
- Sexo masculino, 67 anos, sem comorbidade. Atendido pela rede particular e morador da área de abrangência do CS Aurélia. Ele teve início dos sintomas em 7 de abril e o óbito ocorreu no dia 10 do mesmo mês.
- Sexo feminino, 53 anos, com comorbidade. Atendida pela rede particular e moradora da área de abrangência do CS Guanabara. Ela teve início dos sintomas em 29 de março e o óbito foi em 13 de abril.
- Sexo feminino, 51 anos, com comorbidades. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Esmeraldina. Ela teve início dos sintomas em 21 de março e o óbito ocorreu no dia 30 do mesmo mês.
- Sexo masculino, 84 anos, com comorbidade. Atendido na rede particular e morador da área de abrangência do CS São Quirino. Ele teve início dos sintomas em 24 de março e o óbito foi no dia 25 do mesmo mês.
- Sexo masculino, 79 anos, com comorbidade. Atendido na rede particular e morador da área de abrangência do CS Sousas. Ele teve início dos sintomas em 12 de abril e o óbito ocorreu no dia 27 do mesmo mês.
- Sexo masculino, 78 anos, com comorbidade. Atendido em rede particular e morador da área de abrangência do CS São Bernardo. Ele teve início dos sintomas em 6 de abril e o óbito foi no dia 12 do mesmo mês.
Fatores e cuidados
De acordo com a Saúde, dois fatores contribuíram para a alta de casos na cidade desde 2024: circulação simultânea de três sorotipos do vírus pela primeira vez na história e condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito, principalmente com sucessivas ondas de calor.
“Os cuidados para prevenção à dengue e outras arboviroses precisam ser permanentes. É muito importante que a população continue tomando todos os cuidados possíveis para evitar locais com acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti durante o inverno. Nosso apelo é para que as pessoas, uma vez por semana, separem alguns minutos para verificar todos os pontos dos imóveis e contribuir com o poder público neste enfrentamento”, ressaltou a assessora técnica do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) Priscilla Pegoraro.
A Pasta reitera o alerta com objetivo de sensibilizar a população para tentar reduzir casos e óbitos: a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Assistência
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Onda de frio deve causar chuva e mínima de 4°C em Piracicaba; veja previsão da semana
Santa Bárbara recebe festival gastronômico gratuito com pratos típicos das regiões do Brasil