A secretaria de Saúde de Campinas alertou nesta quinta-feira (20) que cerca de 20 mil doses com vencimento entre o final deste mês e início de novembro podem ser perdidas no município. Segundo a pasta, a baixa procura por doses de reforço está entre os problemas que causaram esse excedente de doses.
“Provisionamos a quantidade para o público-alvo para garantir que ninguém fique sem vacina, já que a imunização completa é essencial. Se as pessoas não procuram, pode acontecer a perda”, afirmou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.
De acordo com a pasta, 922.781 pessoas a partir de 18 anos deveriam estar com a imunização completa, o que representa a aplicação de 1.845.562 reforços. No entanto, foram aplicadas 955 mil doses adicionais.
LEIA TAMBÉM
Carro capota na Avenida José Rocha Bonfim, em Campinas
Hortolândia anuncia passagem gratuita no transporte coletivo no domingo de eleição
Para Andrea von Zuben a situação é preocupante, pois os reforços são essenciais para manter os níveis de proteção contra a doença. “A pandemia não acabou e ainda há casos e mortes por covid-19. A baixa proteção pode causar aumento nas ocorrências. Não podemos esquecer tudo que enfrentamos e as consequências da pandemia que ainda estamos vivendo”, enfatiza.
Segundo a secretaria, equipes das unidades de saúde orientam as pessoas sobre a importância da imunização completa. Além disso, durante outras ações de rotina, abordam a população sobre as doses de reforço contra covid-19.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Os imunizantes estão disponíveis nos 66 centros de saúde de Campinas, com exceção do CS Boa Esperança, que não aplica a dose. Segundo a Prefeitura, não é necessário agendamento prévio.
Para ser vacinado, é preciso apresentar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação (se tiver). Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no site.
PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
A Administração municipal ainda disse que o Consultório na Rua está fazendo busca ativa entre as pessoas em situação de rua para aplicar as doses de reforço. De segunda (17) até quarta-feira (19) 135 doses foram aplicadas nesta população. A imunização deste grupo continua até o final do mês, podendo ser estendida.