As operações de fiscalização durante o período de Carnaval, em Campinas, terminaram em encerramento de atividades de nove estabelecimentos por falta de documentação. O balanço foi divulgado na manhã desta quarta-feira (2) pela Prefeitura.
Uma força-tarefa foi feita para fiscalizar eventos de Carnaval, que estavam proibidos. As ações tiveram início na sexta-feira, dia 25 de fevereiro, e seguiram até a madrugada desta Quarta-feira (2) de Cinzas.
LEIA TAMBÉM
GM encerra pancadão com 150 pessoas no Jd. São Marcos
Carnaval: Campinas começa fiscalização contra eventos
Segundo a Administração, equipes da secretaria de Planejamento e Urbanismo fiscalizaram 52 estabelecimentos até ontem (1º). Destes, nove precisaram encerrar as atividades, por falta de documentação, e 43 receberam orientações da secretaria.
O FOCO DAS AÇÕES
A secretaria informou que o objetivo das ações no período foi verificar os alvarás em bares, restaurantes e locais de entretenimento e se havia eventos caracterizados como Carnaval – neste ano, houve suspensão de eventos públicos e proibição para eventos privados devido a pandemia. Apesar da fiscalizações, nenhum local foi multado.
Segundo a Prefeitura, a ação teve como foco, principalmente, as seguintes regiões:
– Centro,
– Cambuí,
– Taquaral, e
– Distritos de Barão Geraldo e Sousas
O trabalho teve apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além de Serviços Técnicos Gerais (Setec) e a Emdec.
CANCELAMENTO DO CARNAVAL
A Prefeitura de Campinas confirmou em novembro passado o cancelamento do Carnaval oficial na cidade neste ano. O anúncio foi feito após uma decisão em conjunto dos prefeitos de cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) após o surgimento da variante ômicron e o aumento de internações.
Em janeiro, a Prefeitura de Campinas decidiu cancelar também as festas de Carnaval particulares. A decisão municipal aconteceu um dia após o governador, João Doria (PSDB), recomendar a restrição aos municípios. A intenção, segundo a Administração foi de evitar a propagação do coronavírus, principalmente da cepa mais contagiosa, em ambientes fechados ou de grande aglomeração, como geralmente ocorre em salões e espaços de clubes e blocos.
SP E RJ
As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo também adiaram os desfiles das escolas de samba do Carnaval para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em 21 de abril.