- Publicidade -
CampinasCotidianoSem van até escola em Campinas, pais e alunos reclamam de calor e problemas no trajeto

Sem van até escola em Campinas, pais e alunos reclamam de calor e problemas no trajeto

Famílias enfrentam caminhada de 20 minutos com crianças de 3 a 5 anos sob calor de mais de 35°C

- Publicidade -

Pais e mães de alunos do bairro Itayu, em Campinas, estão enfrentando uma rotina desgastante: caminhar cerca de 20 minutos por um terreno irregular para levar os filhos ao CEI (Centro Educacional Infantil) Comecinho de Vida. Além da dificuldade do trajeto, eles reclamam do calor intenso, que chega a mais de 35°C em meio a uma onda de calor que atinge todo o estado de São Paulo. O problema começou este ano, depois que o transporte escolar gratuito da Prefeitura foi indisponibilizado para essas famílias.

Sem van e sob sol forte

Silmara Feliciano da Silva, moradora a 1,4 km da escola, e Ana Cláudia Souza de Jesus, que mora a 1,5 km, contam que o aviso de que o transporte não estaria mais disponível veio no primeiro dia de aula. “Falaram que não dá a distância, que não tem como“, lamenta Silmara. Ana relata a dificuldade: “Minha filha tem 4 anos e não aguenta andar o caminho todo, ela logo pede colo”.

- Publicidade -

Para Fábio dos Santos, pai de outra aluna, a situação ficou ainda mais grave.

“Eu tive que sair do emprego pra trazer ela até aqui. O micro-ônibus leva outras crianças do mesmo prédio, mas não pega ela”.

A caminhada, já exaustiva, se torna ainda mais difícil sob as altas temperaturas registradas em Campinas. As crianças reclamam de cansaço, dor de cabeça e bolhas nos pés. “As crianças sentem muito calor, chegam em casa com febre”, conta Fábio. “A gente fica cansada”, diz a pequena Lívia. 

Micro-ônibus circula com poucas crianças

Ao chegarem na escola, as famílias veem o micro-ônibus que, até o ano passado, fazia a rota pelo bairro. Desta vez, no entanto, apenas quatro crianças desceram do veículo, que tem capacidade para transportar bem mais alunos. “É um desrespeito com as crianças”, afirma Ana. “Dinheiro público que está sendo gasto, mas não está sendo bem usado”.

O que diz a Prefeitura

A secretaria Municipal de Educação de Campinas informou, por meio de nota, que o benefício do transporte escolar gratuito segue alguns critérios, entre eles, morar a mais de dois quilômetros da escola. A pasta confirmou que, atualmente, um micro-ônibus faz o transporte de apenas sete crianças ao CEI Comecinho de Vida, mas nenhuma delas mora no bairro Itayu.

- Publicidade -

Questionada sobre por que as crianças do bairro tinham direito ao transporte até o ano passado e agora perderam o benefício, a secretaria não respondeu. Apenas informou que está à disposição para reavaliar cada caso.

*Com informações de Jorge Talmon/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba recebe exposição gratuita com pinturas sobre a região

Região de Piracicaba terá 27 novos radares operando em rodovias; veja locais

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas