A Secretaria de Saúde de Serra Negra divulgou um levantamento que aponta que 43,8% dos moradores com casos confirmados da covid-19 não estão com o ciclo vacinal completo, o que significa que não tomaram alguma dose da vacina. Segundo os números da cidade, dos 105 casos registrados durante os dias 1º e 6 de janeiro de 2022, 46 contaminados não tinham nenhuma dose aplicada.
Segundo a prefeitura, estudos demonstram que a falta de vacinação ou atraso nas doses podem acarretar em sintomas mais graves. Em 2022, Serra Negra já confirmou duas pessoas internadas por covid-19 no Hospital Santa Rosa de Lima, e ambas apresentaram sintomas mais severos.
INFECTOLIGISTA FALA SOBRE OS RISCOS
De acordo com a professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, a falta de vacina pode acarretar em casos mais graves da doença.
“Entre não vacinados, nós temos um risco muito maior de formas graves da doença. Então, entre os que estão internados, tanto fora do Brasil como esses que já iniciaram a internação agora, 90% são de não vacinados. Os vacinados normalmente têm um quadro mais leve, como se fosse até um resfriado, menos até do que se fosse uma gripe”, diz.
Além disso, a doutora salienta que a diferença entre os quadros de sintomas é bem clara. “Entre as pessoas vacinadas, já completamente vacinadas, o quadro costuma ser bem leve, de febre baixa, normalmente, tosse seca, dor de garganta, coriza e uma dor no corpo leve. Nos não vacinados, esses sintomas são muito mais intensos e podem evoluir para o quadro da insuficiência respiratória aguda grave, da falta de ar, refletindo uma inflamação mais importante nos pulmões, como acontecia com as outras variantes também”, explica a infectologista.
Diferentemente das variantes anteriores, a médica Raquel Stucchi aponta que a Ômicron possui algumas particularidades. “Com a Ômicron, nós não temos observado a alteração do paladar e do olfato. Esta é uma característica dela. Nem nos vacinados e nem nos não vacinados”, finaliza.
MEDIDAS PREVENTIVAS
A prefeitura de Serra Negra afirma que aumentou os esforços para oferecer vacinas a todos os moradores da estância, visando a proteção individual e coletiva da população. De acordo com a administração, o Posto de Vacinação do Centro de Convenções Circuito das Águas Paulista oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
“Tanto recursos financeiros quanto desgaste e estresse das equipes no planejamento e execução de ações de combate foram empenhados durante a pandemia. Não se vacinar põe em risco o cidadão, seus familiares e toda a população”, acrescenta a administração, em nota.