A estância de Serra Negra dará início às aulas da rede municipal de ensino para crianças com até sete anos de idade no dia 1º de fevereiro. De acordo com a administração municipal, as atividades serão realizadas de maneira remota, sendo gravadas e enviadas posteriormente aos pais e responsáveis através de meios digitais.
Segundo o decreto municipal nº 5.147, publicado em 27 de janeiro, o retorno presencial dos alunos da rede municipal ficou suspenso até o dia 28 de fevereiro e as atividades escolares devem ocorrer a distância.
De acordo com a administração, os professores foram atribuídos a 80 salas de aula, e já tomaram conhecimento das unidades em que irão trabalhar e das normas que deverão ser seguidas durante as atividades, principalmente no que diz respeito à covid-19.
As medidas adotadas podem ser avaliadas novamente a qualquer momento, dependendo da situação epidemiológica da cidade.
Impasse nas redes estadual e particular
A administração municipal ainda afirmou que as escolas estaduais e particulares de educação básica e ensino médio poderão optar por retomar ou não as aulas presenciais na estância, desde que sigam os parâmetros de classificação e demais normas do Plano SP.
Caso a instituição decida pelo retorno presencial, terá que apresentar um protocolo sanitário à Vigilância Sanitária para aprovação, de acordo com as normas estabelecidas pelo governo estadual.
A retomada das aulas presenciais nas escolas do Estado e particulares tinha previsão de início na segunda-feira (1), mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a autorização na quinta-feira (28). A decisão é em caráter liminar. O governo promete recorrer.