A secretaria de Saúde de Campinas realiza neste sábado (17) o 9° mutirão municipal de 2025 para prevenção e combate à dengue. A mobilização ocorrerá das 8h às 12h em sete bairros da região suleste da cidade: Jardim Santa Eudóxia, Vila Orozimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim New York, Jardim Andorinhas e Jardim Itayu.
Entre 1º de janeiro e 16 de maio, a cidade já contabilizou 32.073 casos de dengue e três mortes causadas pela doença.
Confira aqui regiões mais afetadas pela dengue aqui.
Como será o mutirão
Durante a operação, cerca de 150 profissionais, incluindo agentes de saúde, trabalhadores dos Serviços Públicos, integrantes da empresa Impacto Controle de Pragas e membros do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Todos visitarão imóveis para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Também haverá orientação à população sobre formas de prevenção.
O ponto de encontro das equipes será às 8h no Centro de Educação Infantil (CEI – Centro de Educação Infantil) Maria Antonina Mendonça de Barros, na Rua Plínio de Moraes, 117, e também na Avenida Ministro da Costa Manso, 50, no Jardim Santa Eudóxia.
Tecnologia no combate: uso de drone
Assim como em mutirões anteriores, a Prefeitura utilizará um drone para sobrevoar áreas com imóveis desocupados ou abandonados, a fim de identificar criadouros de difícil acesso, como caixas d’água e piscinas. Caso sejam detectados focos de dengue ou descarte irregular de materiais, a Secretaria de Serviços Públicos será acionada para as devidas providências.
As equipes serão divididas em 14 grupos, e o equipamento vai auxiliar principalmente na identificação de criadouros em locais inacessíveis pelas vias convencionais.
Como identificar os profissionais
Os agentes da empresa Impacto estarão uniformizados com camisetas laranja (os líderes vestem verde), calça cinza e crachá de identificação. Já os agentes de saúde da Prefeitura também estarão devidamente identificados. Em caso de dúvidas sobre a presença dos profissionais, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Orientações para prevenir a dengue
A secretaria de Saúde reforça medidas simples e eficazes para prevenir a proliferação do mosquito:
- Trocar a água dos vasos de plantas a cada dois dias;
- Lavar pratinhos dos vasos com água e sabão semanalmente;
- Manter caixas d’água sempre vedadas;
- Deixar vasos sanitários inutilizados sempre tampados;
- Evitar o acúmulo de objetos como latas, garrafas e pneus que possam armazenar água.
Quando procurar ajuda médica
A orientação é que qualquer pessoa com febre procure imediatamente uma unidade de saúde para diagnóstico adequado, evitando a automedicação. Em casos mais graves, como tontura, dor abdominal intensa, vômitos frequentes, suor frio e sangramentos, a recomendação é buscar atendimento em um pronto-socorro ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) o mais rápido possível.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe Feirão Casa Paulista com descontos de até R$ 68 mil
Limeira abre inscrições para curso de informática básica; veja como se inscrever