O CVV (Centro de Valorização da Vida) recebeu, em 2021, mais de 104 mil ligações da área de DDD 19, que engloba a região de Campinas. De acordo com dados da organização, só em Campinas atuam 20 voluntários atendendo aos telefonemas de quem precisa de apoio emocional. Em todo o Brasil, são cerca de 4,2 mil pessoas que recebem as ligações do número 188. O atendimento é oferecido 24 horas por dia. O CVV está com inscrições abertas para a seleção de novos voluntários (veja mais abaixo).
COMO É TRABALHAR NO CVV?
A advogada Paula Ladeira é voluntária há quase dois anos na instituição. Ela diz que quem tiver interesse em ser voluntário precisa participar do programa de seleção e conhecer a forma de atendimento do CVV. Ela explica que o apoio emocional prestado na ligação é para prevenir o suicídio.
“O voluntário assume o compromisso de um plantão semanal de 4 horas. O número de ligações durante o plantão é intenso, mas as chamadas atendidas dependem muito do tempo de cada ligação”, diz a voluntária.
Paula diz que o trabalho consiste em uma escuta respeitosa, em um ambiente de sigilo absoluto, sem julgamentos e de modo que as pessoas que procuram o atendimento possam relatar seus sentimentos sem orientações. A função do voluntário é, portanto, acolher o desabafo de quem está desesperado, precisando ser ouvido. Ela acrescenta que é difícil não ficar mexida com as ligações, mas ela conta que os voluntários são acompanhados de perto pela instituição para que façam o trabalho da melhor maneira possível.
“Quando desligamos uma ligação, nossa preocupação é que a pessoa do outro lado da linha tenha encontrado um momento de escuta verdadeira e compreensão. Vivemos numa sociedade em que, infelizmente, o ser humano tem muita dificuldade de ser ouvido. Sentimentos devem ser verbalizados para que a própria pessoa possa compreender o que sente e achar o melhor caminho para si. Ser voluntária no CVV me fez perceber que posso fazer a diferença para alguém. Ouvir atentamente uma pessoa com empatia, sem julgamentos muitas vezes é o que um ser humano precisa. Para mim tem sido amar mais o outro e a mim mesma”, comclui.
LEIA MAIS
Alzheimer: Por que a ciência está mudando o alvo em busca da cura?
Carreta oferece exames de mamografia gratuitos em Americana
CVV
O Centro de Valorização da Vida foi fundado em 1962 e em 2020 chegou a prestar mais de 3,24 milhões de apoios emocionais em todo o Brasil. Quem precisar ser ouvido, pode ligar para o número 188 e dividir suas angústias e sentimentos com os voluntários do CVV. No site do Centro, www.cvv.org.br, também há um espaço para você deixar um e-mail ou conversar via chat para receber um apoio. Esse método funciona nos seguintes horários:
- Domingo – das 17h às 01h
- De segunda a quinta-feira – Das 9h às 01h
- Sexta-feira – Das 15h às 01h
- Sábado – Das 14h às 01h
INSCRIÇÕES PARA VOLUNTARIADO
Em outubro, o CVV começa o Programa de Seleção de Voluntariado em Campinas. Serão 11 encontros, a partir do dia 03, sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h. Saiba como se inscrever:
– Inscrições: através do site (clique aqui)
– Dúvidas: campinas@cvv.org.br
– Programa de Voluntariado: Serão 11 encontros semanais, de 03 de outubro a 05 de dezembro, das 19h às 22h. Para ser voluntário a pessoa precisa:
- Ter mais de 18 anos de idade
- Pelo menos quatro horas e meia disponíveis por semana
- Vontade de ajudar pessoas
LEIA TAMBÉM
‘PodFalar, Mãe!’: Novo episódio explica os desafios do puerpério