
Socorro, em parceira com a Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança de Socorro (Corenova), promove o projeto “Condomínio Consciente”. A iniciativa incentiva condomínios da cidade a destinarem corretamente os materiais recicláveis para a coleta seletiva.
A ação já foi realizada em sete condomínios da cidade, que se prontificaram em realizar melhorias e atividades para maior engajamento dos moradores. Com o projeto, os condôminos são responsáveis em separar e destinar corretamente os materiais recicláveis.
Segundo a assessora de comunicação da Corenova, Amanda Dutra, a cooperativa participa do processo em diversas etapas. “Fazemos uma visita acompanhada de algum responsável pelo condomínio para entender o atual sistema de organização e separação dos resíduos; tiramos dúvidas e contribuímos com sugestões de melhorias estruturais”.
“Além disso, também realizamos uma exposição de banners informativos; entregamos materiais físicos e virtuais de sensibilização aos moradores; e, para finalizar, alinhamos os dias e formas de coleta dos materiais recicláveis,” completa a assessora.
Condomínios que ainda não participam do projeto, mas gostariam aderir a iniciativa, podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável através do telefone (19) 3855-9617.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, a iniciativa diminui gastos públicos com o aterro sanitário, gera empregos e renda para o município e promove a conservação ambiental.
(Por Rebeca Freitas com supervisão de Ivan Lopes)