A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro deu início a um projeto de restauração ecológica no Parque da Cidade, ponto turístico da cidade. A iniciativa, que tem parceria com a Associação Ambientalista Copaíba, já teve a sua primeira etapa concluída, através do plantio de oito mil mudas de árvores nativas em torno de cinco hectares do local.
Ao todo, o projeto visa a recuperação de uma área de 20,6 hectares, por meio do plantio e da condução de regeneração natural de, aproximadamente, 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e presentes no bioma da região. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, a iniciativa busca trazer mais vida ao ponto turístico.
“As árvores plantadas no Parque trarão mais vida e verde para esta importante área pública, tornando-o ainda mais bonito e agradável para todos os visitantes”, complementa Tiago Sartori.
Segundo a administração municipal, foram reforçadas as áreas onde já haviam árvores, como o morro e a margem do rio. Além disso, foi realizado o plantio no entorno do Parque da Cidade, desde a divisa com o Almoxarifado Municipal, até as proximidades do portão de entrada, na altura do Terminal Rodoviário.
“As áreas descampadas receberam mudas nativas e esperamos, em breve, ter um parque com árvores frondosas, que darão sombra, flores, frutos e atrairão aves, dando vida ao local” afirma o secretário.
Tiago Sartori ainda salienta que, para que a restauração tenha sucesso, a população e os visitantes devem auxiliar na proteção das mudas, mantendo-se sempre nas trilhas das áreas em restauração e transitando com os veículos apenas nos locais permitidos.
De acordo com a administração municipal, a segunda etapa do projeto de restauração ecológica já teve início com a preparação da área de preservação permanente no Residencial Palma Real. No local, há duas nascentes que abastecem o Parque da Cidade. Entretanto, é necessário aguardar um novo período de chuvas para realizar o plantio das mudas.