- Publicidade -
CotidianoSolar do Barão de Itapura, no Centro de Campinas, será restaurado

Solar do Barão de Itapura, no Centro de Campinas, será restaurado

O Solar do Barão de Itapura que serviu como residência do Barão de Itapura e sede da PUC-Campinas, está prestes a passar por uma restauração

- Publicidade -

O Solar do Barão de Itapura, uma construção histórica de 1883 que serviu como residência do Barão de Itapura e sede da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), está prestes a passar por uma restauração. Localizado no coração da região central de Campinas, próximo ao Pátio dos Leões, o edifício recebeu ontem (9) de setembro, da Prefeitura de Campinas, o Certificado de Potencial Construtivo de Bem Tombado (CPC-T).

O Certificado concedido representa um potencial construtivo de 38.119,50 m², com um valor estimado que pode ultrapassar R$ 38,2 milhões no mercado imobiliário local. Este valor será somado aos R$ 48,2 milhões já autorizados pela Lei Rouanet para a restauração e instalação da infraestrutura do Solar do Barão de Itapura, localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.099. A PUC-Campinas buscará captar esses recursos para viabilizar o projeto, que prevê a restauração de 70% do espaço e a instalação da infraestrutura restante.

Revitalização do Solar do Barão de Itapura

A revitalização do Solar do Barão de Itapura incluirá a criação de vários espaços dedicados à arte, cultura e educação. O projeto prevê a instalação de um Museu Universitário PUC Campinas, um Centro Cultural e Social, e um Núcleo de Formação e Empreendedorismo Cultural e Artístico. Além disso, serão oferecidos cursos práticos em artes, além de espaços para exposições e eventos. A negociação do potencial construtivo com empresas da construção civil permitirá que parte da recuperação seja realizada de maneira eficiente.

Previsão

Se a captação de recursos pela venda do potencial construtivo e as doações da Lei Rouanet ocorrerem conforme o previsto, a conclusão da restauração e a inauguração do novo espaço estão previstas para daqui a quatro anos. O reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior, estima que o local poderá atrair cerca de cinco mil visitantes diários, impactando positivamente a economia local e incentivando novos negócios em um raio de 500 metros ao redor do Solar do Barão/Pátio dos Leões.

O que é o Certificado de Potencial Construtivo de Bem Tombado (CPC-T)?

O Certificado de Potencial Construtivo de Bem Tombado é concedido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, entregou o certificado ao reitor da PUC-Campinas e ao arcebispo de Campinas, dom João Inácio Müller. A professora Camila Brasil Gonçalves Campos, pró-reitora de Inovação da PUC-Campinas, apresentou o projeto de restauração aos convidados.

Mais imóveis restaurados em Campinas

Além do Solar do Barão de Itapura, Campinas já possui outros imóveis restaurados com recursos provenientes de CPC-T, como o prédio do Jockey Club Campineiro e a sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas. A legislação municipal incentiva a recuperação e manutenção do patrimônio histórico para garantir a preservação e o uso contínuo desses edifícios importantes.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Candidato à Prefeitura de Piracicaba, Alex Madureira, fala sobre meio ambiente, segurança e saúde em entrevista ao acidade on

VÍDEO: Incêndio atinge depósito de recicláveis em Piracicaba

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -