Após oferecer auxílio à Defesa Civil do Estado de São Paulo e anunciar o envio de mantimentos ao Litoral Norte, a Prefeitura de Campinas informou que a população pode fazer doações aos desalojados através da campanha SOS Chuvas. A intenção é enviar quatro toneladas de alimentos, roupas e outros utensílios aos municípios afetados pelos fortes temporais – veja mais abaixo.
De acordo com a Administração, a coleta de itens será feita através da estrutura já existente na cidade. O SOS Chuvas foi criado para auxiliar famílias afetadas pela série de tempestades que atingiu a cidade em janeiro e conta com 17 postos de arrecadação. A lista de endereços pode ser conferida neste link e a iniciativa tem ainda o WhatsApp: (19) 99244-4279 e o número (19) 2116-0165.
“Quatro toneladas de alimentos e roupas serão enviadas ao litoral assim que houver liberação da estrada e dos acessos às áreas atingidas”, disse a Prefeitura, que ofereceu o telefone 199 da Defesa Civil para que os moradores busquem informações sobre parentes ilhados no Litoral Norte. Um turista da cidade, inclusive, relatou ao acidade on o pavor em meio a uma enxurrada em Ubatuba.
LEIA TAMBÉM
Litoral: Tarcísio pede que turistas ainda não peguem as estradas
Litoral Norte é atingido por 600 milímetros de chuva em apenas três dias, informa Cepagri
CAMPINAS OFERECE AJUDA
A Defesa Civil de Campinas informou na manhã de hoje que busca moradores da cidade que estejam ilhados após os fortes temporais que atingiram o Litoral Norte. O órgão também ofereceu auxílio técnico às cidades afetadas. Os temporais já causaram ao menos 36 mortes, deslizamentos, alagamentos e bloqueios nas rodovias que dão acesso a Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) decretou alerta vermelho para esses municípios, já que as fortes chuvas devem seguir hoje, com chance de precipitações superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, o Executivo está “buscando informações e contatos com moradores” da cidade que estejam nos locais afetados. Além disso, diz que o prefeito Dário Saadi (Republicanos) fez contato com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e colocou as equipes da Defesa Civil de Campinas à disposição para auxiliar nos trabalhos realizados no litoral.
LEIA MAIS
Saiba quais estradas estão bloqueadas após forte chuva no litoral de SP