- Publicidade -
CotidianoSP retira obrigação de máscaras em espaços abertos a partir de hoje

SP retira obrigação de máscaras em espaços abertos a partir de hoje

Medida já é valida a partir desta quarta-feira (9); veja locais permitidos

- Publicidade -

Anúncio de liberação ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Denny Cesare/Código19)

O governo de São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. A flexibilização começa a valer a partir de hoje (9). Em locais fechados, no entanto, nada muda, e as máscaras ainda seguem obrigatórias. 

O anúncio da medida foi feito pelo governador João Doria (PSDB) através de uma coletiva de imprensa, no começo da tarde desta quarta-feira. 

“Vamos assinar o decreto que libera o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo a partir de hoje. Esse decreto libera em todo o estado, e isso se aplica em ruas, praças, pátios de escola, estádios de futebol, centros de eventos, autódromos e outras áreas correlatas. O uso será obrigatório em ambientes fechados como escolas, escritórios e transporte público”, explicou o governador João Doria (PSDB).  

O decreto com as novas regras foi publicado no início da tarde de hoje em edição extra do Diário Oficial.  

COMO FICA:

Sem máscara: ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol, centros de eventos, eventos ao ar livre 

- Publicidade -

Com máscara: ambientes fechados, escolas, transporte público  

Leia também: SP pode liberar máscaras em ambientes fechados em duas semanas

RECOMENDAÇÕES E POSSÍVEIS AVANÇOS  

O coordenador executivo do Comitê Cientifico de Covid-19, João Gabbardo, afirmou que apesar da flexibilização, há orientações para manter o uso da máscara em determinadas situações. 

“Nós temos algumas recomendações, não é obrigatoriedade, mas são recomendações que o Comitê Científico mantém. As pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscara em qualquer lugar e em qualquer situação. Pessoas que não são vacinadas por qualquer razão também devem continuar usar máscara, assim como imunossuprimidos e pessoas com doenças crônicas. Em ambientes abertos e com grandes aglomerações, mesmo que não seja uma obrigatoriedade e não haja fiscalização, há uma recomendação para que as pessoas se protejam, principalmente aquelas que têm maior risco”, explicou. 

Segundo ele, há expectativa do comitê pra novos avanços em breve.

“Provavelmente nas próximas semanas a gente possa avançar nessas recomendações, esperamos isso, e quem sabe brevemente podemos avanços nas recomendações”, finalizou. 

Segundo o governo, até o dia 23 de março a liberação de máscara em todos ambientes também pode ser avaliada. 

EXPECTATIVA

A decisão de liberação de máscaras já era esperada desde a semana passada, quando o governo informou que faria essa ponderação sobre máscaras em ambientes abertos.   

“O governo do estado sempre se pautou nos dados da pandemia e nos embasamentos científicos para tomadas de decisão, o que fez que hoje vivenciamos o momento da nossa liberdade, mas liberdade com segurança. É um momento de conquista e de agradecer a toda população que teve a compreensão da importância de ficar em casa quando pedimos, de usar máscaras e de aderir a vacinação”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn. 

Ainda de acordo com o governo, a liberação está relacionada ao índice de 75% dos adultos paulistas com vacinação completa. Já entre as crianças, a porcentagem é de 70%. Já da população elegível, considerando a primeira dose, 98,89% já está imunizada no estado. Além disso, 89,27% da população (com mais de cinco anos) está com duas doses da vacina, informou o governo paulista.

Doria afirmou ainda que a população que quiser pode continuar usando a máscara, mas como medida protetiva individual não-obrigatória. 

EM CAMPINAS 

Em Campinas, a Prefeitura informou que fará uma coletiva hoje à tarde para anunciar se segue a decisão do estado. A coletiva acontece a partir das 15h, e será transmitida pelo acidade on. 

Antes, a Administração havia informado que anunciaria a decisão apenas amanhã. Vale lembrar que, por regra, o município pode ser mais restritivo e não mais permissivo do que o Estado. 

HISTÓRICO 

O uso de máscaras era obrigatório em São Paulo por decreto estadual desde o dia 7 de maio de 2020. A regra valia para espaços públicos, inclusive transporte por aplicativo. O decreto em vigor estipulava a obrigação do uso de máscaras obrigatório até o dia 31 de março. 

No final do ano passado havia a expectativa de flexibilização da regra. No entanto, com o aumento de casos por causa da variante ômicron, a regra foi prorrogada até o final deste mês. 

Desde a última semana, o Comitê Científico de Covid-19 avaliava os índices da pandemia e ocupação de hospitais decidir por relaxar a medida.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -