Três portarias publicadas nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União ampliam o tratamento para dermatite atópica no SUS (Sistema Único de Saúde). A partir de agora, a rede pública passa a oferecer duas novas pomadas — tacrolimo e furoato de mometasona — e um medicamento oral, o metotrexato, para o enfrentamento da doença.
Alternativas para quem não pode usar corticoides
De acordo com o Ministério da Saúde, o tacrolimo tópico e o furoato de mometasona serão indicados para pessoas que não podem utilizar corticoides ou que apresentem resistência aos tratamentos já oferecidos pelo SUS.
“A ampliação de acesso ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante já que, por ser um medicamento de alto custo, seu acesso era mais restrito”,
destacou a pasta.
Medicamento oral para casos graves
O metotrexato, por sua vez, será utilizado em pacientes com dermatite atópica grave, especialmente naqueles que não podem usar ciclosporina — medicamento já disponível na rede pública. A nova opção busca ampliar o leque terapêutico e garantir melhores respostas ao tratamento.
O que é a dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele, de origem genética e não contagiosa. É marcada por sintomas como coceira intensa e pele ressecada, atingindo especialmente áreas de dobras do corpo, como atrás dos joelhos, cotovelos e pescoço.
“É uma das formas mais comuns de eczema, prevalente na infância, embora também possa surgir na adolescência ou na fase adulta”,
explicou o ministério.
Em bebês, a face é frequentemente afetada pela condição.
*Com informações da Agência Brasil
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Acidente durante salto de paraglider mobiliza resgate por helicóptero Águia
VÍDEO: onça-parda é flagrada em frente a hotel em Águas de São Pedro