Campinas fez nesta quarta-feira (26) um sorteio para remanejar 90 vagas de pontos de táxi na cidade. O evento foi realizado com globo, no formato de bingo, onde foram depositadas bolas com o número de inscrição dos participantes. Cada bola foi conferida antes do sorteio por uma comissão, que contou, inclusive, com a participação de permissionários que se voluntariaram durante o evento.
Ao todo, 249 permissionários do serviço de táxi da cidade se inscreveram para tentar uma das vagas. Ao ter o número de inscrição selecionado no globo, o taxista escolhia seu novo ponto. Gildázio Marques Soranzo foi o primeiro a ter o número de inscrição retirado do globo.
LEIA TAMBÉM
Duas frentes frias mudam o clima e trazem chuva para a região; veja previsão
Valinhos terá feira de emprego com 400 vagas nesta quinta; veja como participar
Com 24 anos de táxi, ele comemorou a possibilidade de escolher entre uma das vagas disponíveis. A eleita foi a única vaga participante localizada no Aeroporto Internacional de Viracopos. “Tem gente que mora muito longe e vai tentar pegar uma vaga próxima de casa, por questão de custo, economia. Este remanejamento veio na ‘hora h’, na hora certa”, disse.
Atualmente, Campinas conta com 891 permissionários cadastrados para o serviço de táxi. Na última vez que o remanejamento aconteceu, em 2018, foram ofertadas 29 vagas em 17 pontos. Desta vez, foram 90 vagas em 48 pontos.
PREENCHIMENTO DE VAGAS
O objetivo do remanejamento é preencher vagas que atualmente não estão ocupadas, devido a cassação, caducidade, desistência da permissão ou outros motivos previstos em lei (Lei Municipal nº 13.775/2010).
Entre os pontos listados no sorteio, o ponto 84 – Swiss Park foi reativado, com três vagas, em novo endereço, na avenida Dermival Bernardes Siqueira, próximo ao número 2.075. E o ponto de táxi 60 – Andrade Neves teve a ampliação de três vagas em seu quadro, devido ao atendimento ao novo Hospital São Luiz Campinas.
ALTERAÇÃO DE PONTO
Ao escolher uma das 90 vagas disponíveis, cada sorteado assinou um termo em que deixou a sua atual vaga, realizando transferência para a nova. Com isso, as vagas que ocupavam anteriormente também ficaram disponíveis aos próximos sorteados.
Mas a alteração de ponto não é imediata. Os permissionários devem permanecer prestando serviço nas vagas as quais estão vinculados atualmente. “A operação nos novos pontos contemplados no sorteio apenas se iniciará a partir de data em que for publicada no Diário Oficial do Município, em convocação sobre o tema”, informou a Prefeitura.
Ainda segundo a Administração, após a conclusão do sorteio e a transferência de vagas entre os atuais taxistas, a Setransp (Secretaria de Transportes) irá verificar a necessidade de manter ou não os pontos que ficaram com permissões sem ocupação. As informações sobre o remanejamento foram publicadas no Diário Oficial do Munícipio, disponível no link.
LEIA MAIS
Entenda as acusações contra o técnico da Zâmbia na Copa Feminina