Uma equipe da secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba vistoriou, nesta segunda-feira (19), o haras onde nove cavalos morreram e ao menos 120 apresentaram sintomas de doença. De acordo com a pasta, os técnicos não encontraram irregularidades estruturais no local, mas apontaram que os animais apresentavam sinais compatíveis com intoxicação alimentar.
Durante a inspeção, foram avaliadas as condições das baias, áreas de manejo e espaços destinados ao armazenamento de ração. Os exames de sangue realizados nos cavalos devem ter os resultados divulgados ao longo da semana.
Histórico das mortes dos cavalos
O primeiro caso foi registrado em 23 de abril, seguido por uma segunda morte no dia 30. Desde então, outros sete cavalos também morreram. Segundo um veterinário ouvido pela EPTV, afiliada da TV Globo, os animais apresentaram sintomas como desânimo e alterações hepáticas, o que reforça a hipótese de intoxicação.
Apesar de os cavalos estarem em baias separadas, todos consumiam a mesma ração, o que levantou a suspeita de que o alimento poderia estar contaminado. Tanto a ração quanto o feno já foram substituídos como medida de precaução. O tratamento dos animais inclui a administração de soro e medicamentos.
Potomac Horse Fever
Além da intoxicação, outra possibilidade considerada por especialistas é a PHF (Potomac Horse Fever), uma doença infecciosa que já atingiu pelo menos 30 cavalos no estado de São Paulo nos últimos 18 meses, segundo o Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.
O advogado de um dos haras afirmou à EPTV que os casos registrados em Indaiatuba podem ter relação com essa doença, que provoca sintomas semelhantes aos observados nos animais afetados.
Versão do haras
O responsável por um dos haras afetados disse que os animais consomem a mesma ração há cinco anos e que, até o momento, nenhum cavalo havia morrido por doença ou intoxicação alimentar. Ele reforça que segue acompanhando de perto as condições dos animais e do ambiente.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Posto de trabalho de Nova Odessa tem 82 vagas de emprego abertas; veja cargos
Mulher é encontrada morta em mata e suspeito armado morre em confronto com a PM