Campinas amanheceu nesta quinta-feira (27) com predomínio de sol e calor. Por volta de 7h15, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, já era de 24,1ºC. A previsão para hoje é de calor intenso, com mudanças no tempo causadas pela aproximação de uma frente fria.
“A partir da tarde a aproximação de uma frente fria provoca mudanças no tempo, com aumento progressivo na cobertura de nuvens, ventos passando a soprar com intensidade moderada a forte, e rajadas ocasionais, e temperatura máxima em torno de 34ºC, o que aumenta o desconforto térmico e agrava a sensação de ‘calorão’”, indicou a previsão do Cepagri.
A partir do entardecer, a condição de maior instabilidade poderá provocar pancadas de chuva e temporais na região. As maiores probabilidades são entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira.
LEIA TAMBÉM
Adutora rompe em obra da Sanasa e enxurrada inunda casas, em Campinas
Homem é preso por tentar sufocar paciente em hospital de Paulínia
FIM DE SEMANA
De acordo com os meteorologistas do Centro, a tendência para a sexta-feira, quando a frente fria passará próxima ao litoral do Estado, é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, inclusive de forma recorrente e acompanhadas por trovoadas e chuva localmente forte. As temperaturas ficam entre 20ºC e 29ºC e o sábado deverá manter essas características.
“Essa primeira frente fria, pela sua passagem sobre o oceano (e não sobre o estado), não causará declínio nas temperaturas – o que mantém as temperaturas um pouco mais amenas em algumas localidades e períodos até a segunda-feira é a maior cobertura de nuvens e ocorrência de chuva”, explicou o Cepagri.
SEGUNDA FRENTE FRIA COM QUEDA NAS TEMPERATURAS
No entanto, segundo o Centro, há indicativos para a passagem de uma nova frente fria na virada do mês, de forma continental – resultando em chuvas volumosas e bem distribuídas sobre o estado e acarretando declínio acentuado nas temperaturas.
“As estimativas de temperaturas mínimas para o começo de novembro ainda variam bastante, ficando em torno de 10ºC. Historicamente, a menor temperatura registrada pelo Cepagri em novembro foi de 10,9ºC em 2020, desde 1989”, completou o Centro.
LEIA MAIS