Um temporal com granizo causou destruição na zona rural de São Pedro, cidade na região de Campinas, no domingo (16). No local, granjas ficaram destruídas por conta da forte chuva, além de casas destelhadas e queda de árvores. Em cidades próximas de São Pedro, também houve estragos e as aulas na rede municipal foram canceladas.
Os moradores de São Pedro informaram que o temporal começou por volta das 18h30 da noite e que ainda de manhã havia gelo nos escombros. A situação mais grave e que teve mais prejuízos foi na zona rural. Pelo menos oito granjas foram destruídas pela chuva.
LEIA MAIS
Tiroteio interrompe agenda de Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP, em Paraisópolis
Anatel baixa valor de chamadas de telefone fixo entre Campinas e cidades da região
De acordo com Guilherme Caetano, dono de algumas granjas, cerca de 90 mil frangos de corte estão entre os escombros. “Muito vento e muito granizo. Tem um monte de granizo até hoje pra beira da granja”, lamentou Alfredo Caetano, morador do sitio atingido.
Apesar da Zona Rural ter sido a mais afetada, a parte urbana do município também sofreu muitos prejuízos. Cerca de três casas no bairro Horto Florestal sofreram danos. Na manhã desta segunda-feira (17), a Defesa Civil informou que está avaliando os prejuízos causados pela chuva e pela queda do granizo.
NA REGIÃO
A tempestade também causou prejuízos prédios municipais. A Prefeitura de Ipeúna e escolas da cidade ficaram sem internet. As duas escolas municipais da cidade suspenderam as aulas de hoje (17) para limpeza e manutenção do local.
Charqueada também foi uma das cidades atingidas pelo temporal e informou que suspendeu as aulas hoje à tarde por conta de problemas no abastecimento de água no município, que é feito pela Sabesp. Além disso, a chuva de granizo também causou quedas de árvores na cidade que afetaram a linha de transmissão de energia elétrica. A Sabesp informou que já providenciou geradores e diz que o abastecimento deve ser reestabelecido gradativamente no decorrer do dia.
LEIA TAMBÉM
Outubro Rosa: veja onde fazer exames de mama gratuitos no Estado de SP