O temporal e os ventos fortes registrados na tarde desta quinta-feira (12) causaram diversos transtornos em várias cidades da região de Campinas. Na metrópole, foram 19,2 milímetros de chuva em poucas horas. O volume alto de precipitação e os raios provocaram a queda de 18 árvores na cidade.
“Segundo balanço da Defesa Civil, até as 16h45 foram notificadas 18 quedas de árvores, duas situações de risco de queda, duas quedas de galhos e alagamento em um imóvel”, informou a Administração.
De acordo com a Defesa Civil, as regiões mais afetadas durante o temporal, de aproximadamente 20 minutos, foram Leste, Sul e central. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido e não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas até o momento desta publicação.
“No Paço Municipal, uma árvore caiu sobre o arruamento da entrada principal do prédio. No Jardim dos Espelhos, na sede da Sanasa, uma árvore foi atingida por um raio e, devido ao risco de queda, a área foi fechada para o público”, acrescentou a Prefeitura.
Outras cidades da região, como Pedreira, Valinhos, Indaiatuba, Hortolândia, Nova Odessa e Vinhedo também tiveram queda de árvores e muros, além de alagamentos. Veja os detalhes por cidade abaixo.
Hortolândia
A Prefeitura de Hortolândia informou que até às 16h40 foram registradas quedas de árvores em sete pontos e o destalhamento de um imóvel. Veja os locais:
- Queda de árvore – Rua dos Melros, 845 – Recreio Chácaras Alvorada
- Queda de árvore – Rua Liduína Soares Pereira, 15 – Jardim Minda,
- Queda de árvore – Rua Bauru, 23 – Jd. Nova América
- Queda de árvore – Rua Vitória Carvalho de Oliveira, 291 – Jd. São Benedito
- Queda de árvore – Rua Cuba, 460 – Jd. Santa Clara do Lago
- Queda de árvore – Rua Armelindo Espurio da Silva, 26 – Jd. Rosolem
- Queda de árvore – Rua Francisco Antonio da Silva, 205 – Jd. Santa Clara
- Destelhamento de imóvel na Av. Olívio Franceschini com Avenida da Emancipação
“As equipes da Defesa Civil e Secretarias de Segurança, Mobilidade, Meio Ambiente e Serviços Urbanos já estão em atendimento para limpeza e retomada das condições normais das vias. Em caso de emergência acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou 3867-6050”, disse.
Indaiatuba
A Defesa Civil de Indaiatuba informou que foram formados pontos de alagamentos durante a chuva mas, após o período mais intenso, a água escoou. Além disso, acrescentou que, “até o momento foram atendidos vários chamados para quedas de árvores”, mas não relatou quantos casos foram registrados. A Rodovia Cônego Cyriaco Scaranelo Pires está totalmente interditada e sem energia.
“A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Departamento de Trânsito então trabalhando para atender os chamados. Caso necessário a população pode entrar em contato com a Guarda Civil através do 153”, informou.
Pedreira
A secretaria de Serviços Urbanos registrou a queda de 50 árvores em diversos pontos de Pedreira. A queda de uma árvore em frente ao Velório Municipal ainda causou pequenas avarias no prédio.
Além disso, a Capela do Cemitério Santa Cruz foi destelhada com a força do vento. Equipes da prefeitura estão trabalhando para limpar os locais, serviço que só será finalizado na sexta-feira (13).
Valinhos
A Prefeitura de Valinhos relatou a queda de, pelo menos, cinco árvores em diferentes pontos da cidade.
Vinhedo
Em Vinhedo foi registrada queda de ao menos quatro árvores. Uma delas ainda chegou a atingir o muro de uma casa, que desabou. De acordo com a Administração municipal, árvores também caíram em vias públicas e causaram interdições.
Nova Odessa
A Prefeitura de Nova Odessa informou diversos pontos com árvores derrubadas pelo vento e que provocaram interdições no trânsito. Confira:
- Início da Avenida Carlos Botelho (da sede do IZ)
- Rodovia Arnaldo Júlio Mauerberg (em frente à empresa Canal)
- Início da Avenida João Pessoa, Centro (em frente à Exótica)
- Rua das Perobas, altura número 461 (Jd. Alvorada)
- Avenida João Pessoa, Centro (em frente ao antigo Subway)
- Rua Pastor Alfredo Klava (praça do Mathilde Berzin)
- Rua Independência, em frente ao Estádio Natal Gazzetta
- Rua Jerônimo David, no Green Village
- Rua Sônia Solange Moraes, 197 (Jd. Campos Verdes)
- Canteiro da Avenida Brasil, em frente à EMEF do Jd. Marajoara
- Rua Jovita de Jesus Garcia (?), Jd. Marajoara
Rua Sabiá (?), Cjto 23 de Maio - Praça Jesarela Cruz, Rua Oscar Araium, Jd. Monte das Oliveiras
- Rua Porto Alegre, Jd. São Jorge
Além disso, alguns semáforos da cidade ficaram sem energia ou desregulado, com o sinal em amarelo piscante. Veja os locais:
- Av. Ampelio Gazzetta x Av. Brasil
- Av. Ampelio Gazzetta x Rua Dr Eddy de Freitas Crissiuma
A sede da Coden Ambiental, onde fica a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, ficou sem fornecimento de energia pela concessionária, que já foi acionada pela direção da Companhia. Por conta disso, pode haver desabastecimento em alguns pontos altos da cidade hoje. Com isso, a Prefeitura salienta que os consumidores devem economizar água tratada.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Morador da região fatura R$ 500 mil na Nota Fiscal Paulista; veja quem ganhou R$ 1 milhão