Um temporal com rajadas de vento provocou queda de árvores e causou estragos em Campinas e nas cidades da região metropolitana no início da tarde desta segunda-feira (22).
Em Campinas, a Defesa Civil do município informou que a cidade foi atingida por um forte vendaval em área total, com registro de ventos de até 74.1 km/h, causando diversas ocorrências por todo o município.
Veja vídeos das ocorrências espalhadas pela cidade:
A Emdec, responsável pelo trânsito na cidade, registrou quatro pontos de alagamento:
• Av. Princesa D’Oeste x Moraes Salles – trecho teve faixa reversível ativada para aliviar o tráfego.
• R. Delfino Cintra x Av. Andrade Neves
• Av. Amoreiras x Av. Prefeito Faria Lima
• Av. Orosimbo Maia x R. Paula Bueno
Agentes da companhia permaneceram nos locais para monitoramento e orientação aos motoristas.
A Defesa Civil também registrou a queda de árvores em pelo menos cinco pontos – há outras quedas de galhos ainda não mapeadas pelo órgão.
• Rua General Osório x Rua Coronel Quirino – ocupação total da via
• Rua Afonso Pena x Rua Capitão Pedro Alcântara – bloqueio no sentido bairro-Centro
- Av. Ana Beatriz Bierrembach (bairro – Centro) x Rua dos Narcisos
- Tancredão x Rua Augusto de Carvalho Asbahr – duas árvores
- Av. das Amoreiras x Rua Porphírio Cardoso Novaes.
Uma ocorrência semelhante também causou impactos e interditou a pista no km 84 da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), no sentido interior. Segundo a Autoban, concessionária que administra o trecho, as equipes da concessionária foram acionadas por volta das 14h por uma queda de galho na via e estão no local, mas ainda não há informações sobre o tamanho do congestionamento causado pela ocorrência.
Além de pontos de alagamentos e quedas de árvores, há também impactos na rede elétrica em algumas regiões. Em nota, a CPFL Paulista informou que o temporal causou danos a fiações.
“Todo o efetivo da concessionária foi imediatamente mobilizado para os atendimentos e o fornecimento para os clientes afetados será normalizado o mais brevemente possível”, informou a companhia.
Impacto na região
Em Monte Mor, uma árvore caiu na Rua Roberto Gonçalves Teixeira, no Centro, e atingiu um carro. Segundo a prefeitura, a via está interditada e a Defesa Civil acompanha a ocorrência. Ainda não há informações sobre vítimas e nem registro de congestionamento.
Em Hortolândia, um vídeo enviado à reportagem mostra um poste tombado na Avenida da Emancipação. O equipamento aparece escorado nos fios de outros postes e perto de uma faixa de pedestres. A reportagem entrou em contato com a prefeitura para mais informações.
Já em Sumaré, a prefeitura informou que o PAT ( Posto de Atendimento ao Trabalhador) permanecerá fechado até quarta-feira (24) para reorganização e limpeza interna após os danos causados pela chuva.
Alerta emitido
Pouco antes do temporal, a Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta severo aos celulares dos moradores de Campinas.
“Alerta severo. Defesa Civil: Temporais com rajadas de vento nas próximas horas em Campinas e região. Risco de queda de árvore e destelhamento. Abrigue-se!”, detalhou o disparo massivo.
O motivo do aviso foi previsão de que as fortes chuvas que atingiram a cidade desde a manhã continuem ao longo do dia. As precipitações acontecem desde as primeiras horas do dia e devem durar até o período noturno. Segundo a Defesa Civil de Campinas, pancadas de chuva mais intensas foram registradas na região central, com 20 milímetros entre 6h e 8h. Até as 11h, o acumulado chegou a 41 mm.
Chuva já havia causado estragos de manhã
A chuva que atingiu Campinas na manhã desta segunda-feira (22) provocou transtornos em diferentes pontos da cidade, incluindo alagamentos em vias importantes, goteiras no Terminal Mercado, a queda de uma árvore sobre um veículo — sem vítimas — e a queda de galhos em via pública.
Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), foram registrados alagamentos em diversas regiões da cidade pela manhã:
• Av. Orosimbo Maia (próximo à Rafael Sampaio)
• Av. Heitor Penteado (altura do kartódromo da Lagoa do Taquaral)
• Rua Dr. Carlos de Campos (entre Vila Industrial e Parque Industrial)
• Rua Barão de Atibaia (próxima à Barata Ribeiro, no Centro)
• Av. John Boyd Dunlop (sentido Centro-bairro, no acesso à rodovia Anhanguera)
• Av. Brasil (na aproximação da rua Alberto Faria, sentido bairro-Centro)
Na Avenida Princesa d’Oeste, a água tomou conta da via, obrigando motoristas e motociclistas a desviarem dos pontos de alagamento.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Faculdade de Odontologia faz capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica
Primeira feira brasileira de compostagem acontecerá em Piracicaba; confira programação