O 1º tenente Ivo Sapienza, da 2ª Companhia do 35º Batalhão de Polícia do Interior, na região de Campinas, entrou para a história do esporte ao concluir o Deca Ironman Contínuo, uma das provas de triatlo mais desafiadoras do mundo. Realizada em Búzios, no Rio de Janeiro, a competição impõe aos atletas a missão de completar 38 km de natação, 1,8 mil km de ciclismo e 422 km de corrida — tudo isso em 13 dias, sem pausas entre as etapas. A prova equivale a 10 vezes a distância percorrida de um triatlo tradicional.
Sapienza completou os 2,2 mil km em 12 dias. Ele é o primeiro policial militar do Brasil a concluir a etapa. A conquista o colocou entre os oito brasileiros que conseguiram terminar a prova internacional. Nesta edição, que começou em 2 de maio, participaram nove atletas de diversos países. Apenas seis concluíram a prova. Outros dois desistiram no meio da maratona.
Uma década de preparo para o triatlo
O militar se dedicou durante 10 anos até alcançar a meta. Ao longo da trajetória, participou de provas menores de triatlo e destacou que a própria carreira na Polícia Militar ajudou a formar o preparo físico e psicológico necessário.
“Atuei por um tempo no Grupamento de Bombeiros Marítimo, no litoral paulista, e como lá é frequente a parte de salvamentos, você adquire um condicionamento físico muito bom. Você convive com muitos policiais que são triatletas e isso acaba te incentivando”,
explicou.
“Sem contar a parte psicológica, onde a profissão te torna mais resiliente”, completou.
Corpo no limite
O Deca Ironman Contínuo equivale a 10 vezes a distância de um triatlo tradicional. A prova exige que o competidor organize seu próprio ritmo para concluir todas as etapas dentro do prazo. O tenente completou a natação em um dia, o ciclismo em seis e a corrida em cinco.
“Seu corpo chega no limite. Dormia praticamente três horas por noite. Você controla o seu tempo e como fazer para completar as etapas dentro do período”,
contou.
Apoio fundamental da esposa

Durante toda a jornada no Rio de Janeiro, Ivo contou com o apoio essencial da esposa, a soldado Jéssica Tucci Sapienza. Ela acompanhou todas as etapas, cuidando da alimentação, dos medicamentos e do controle de tempo do tenente.
“Essa prova tem um significado especial para cada pessoa que participa. E para mim, significou amor. Minha esposa foi junto e seria impossível eu terminar a prova sem ela. Pude ver ela feliz por eu estar realizando esse sonho. A vitória foi mais dela que minha”,
declarou o militar.
Sonho realizado
De volta para casa, em Campinas, Sapienza reencontrou os filhos e pôde reviver a rotina ao lado da família. Para ele, o maior desafio foi conciliar a rotina de treinos com o trabalho e a vida familiar.
“A parte mais difícil foi ficar longe deles. E ainda ter que conciliar o treinamento com a família e o trabalho”, disse. “Foi tudo por um sonho. Ele parecia distante, mas consegui realizá-lo”, finalizou.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
SBO terá Festival Gastronômico gratuito; restaurantes podem se inscrever
Nova Odessa celebra 120 anos com três dias de festa; confira atrações