Com tempo instável, a região de Campinas tem chance de temporais nesta terça-feira (29). Apesar das temperaturas não esfriarem mais, a semana segue com maior cobertura de nuvens e chance de chuva todos os dias.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, apesar do indicativo de chuva os ventos sopram com menor intensidade hoje, e as temperaturas ficam entre 14ºC e 24ºC – com a máxima mais elevada em comparação aos últimos dias. No entanto, os indicativos são de possibilidade de chuva mais forte.
“A previsão para a terça-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia, inclusive de forma recorrente e com possibilidade de temporais associados à chuva localmente forte e descargas elétricas”, informou o Centro.
Já para a quarta-feira, a tendência é céu parcialmente nublado a nublado e pancadas de chuva, sobretudo no período da tarde. Com aumento gradativo, as temperaturas ficam entre 15ºC e 25ºC.
“Com a massa de ar frio já distante, a nebulosidade e as chuvas são os principais mecanismos a manter as máximas relativamente amenas”, explicou o Cepagri.
LEIA TAMBÉM
Campinas teve a menor temperatura máxima do ano
Campinas ganha homenagem às vítimas da covid-19; veja onde fica o muro
Mas afinal, até quando vai o frio?
De acordo com o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, nesta semana o tempo segue instável, com temperaturas mais amenas e previsão de chuva. Mas já no final de semana o tempo esquenta um pouco mais.
A partir desta terça-feira as máximas começam a subir aos poucos, explica o meteorologista. No entanto, elas ainda não devem chegar aos 30ºC.
“A partir desta terça as temperaturas voltam a subir gradativamente. A massa de ar frio vai se afastando pelo oceano adentro, mas a nebulosidade ainda vai manter as temperaturas máximas mais amenas. Elas sobem gradativamente, mas ficam ainda entre 24ºC e 25ºC até quarta-feira. Mas para o final de semana a gente deve voltar a ter temperaturas entre 27 ºC e 28ºC,completou o meteorologista.
E a chuva?
Apesar das temperaturas não esfriarem mais, a região segue com previsão de tempo instável, com chance de chuva até semana que vem.
“A gente não tem previsão de tempo firme e céu claro nesta semana. Temos indicativos de chuvas recorrentes aí pelos próximos dias. Até o começo da próxima semana tem possibilidade de chuva durante todos os dias dessa semana”, pontou Bruno.
Apesar do tempo mais cinza, setembro, conhecido o mês das flores, deve começar um pouco mais quente. “Setembro começa com temperaturas mais elevadas e máximas em torno dos 30ºC e mínimas em torno de 15ºC”, finalizou Bainy.
LEIA MAIS
Biólogo registra rara aparição de sucuri de mais de 6 metros em fazenda; veja vídeo