Um trabalho da Sanasa de desentupimento de esgoto tirou o sossego de uma família no Jardim das Bandeiras II, em Campinas. Os moradores tinham saído para um almoço de Dia das Mães, no último domingo (12), e, quando voltaram, a lama havia tomado conta de todos os cômodos da casa.
Além da sujeira, a família teve diversos pertences afetados e, por isso, pede ressarcimento à companhia de abastecimento de água e saneamento da cidade.
Entenda como o esgoto entrou na casa
A Sanasa realizou uma obra no local para desentupir a tubulação da casa vizinha. Durante os trabalhos, foi utilizado um hidrojato, porém, segundo os funcionários, a manilha não aguentou a pressão da água e estourou. Assim, o esgoto vazou e alagou a casa.
A moradora conta que ela e a família tinham saído para um almoço de Dia das Mães na casa de parentes, e quando chegaram no imóvel estava tomado pela sujeira. Ela registrou em vídeos o desespero de ver seus pertences serem tomados pela lama.
“A gente não tinha onde dormir, o odor estava insuportável. Não tinha como a gente fazer a limpeza porque não tinha os EPI (Equipamento de Proteção Individual) para isso. Tá difícil”, disse à EPTV Campinas.
Diante das condições do local, eles acabaram dormindo na casa de parentes. “Na verdade, a gente nem dormiu porque não consegue dormir numa situação dessas. O pouco que a gente tem que está lá dentro e a lama tomou conta”, desabafa.
Revolta
O esgoto que se espalhou pela casa afetou diversos pertences dos moradores, como guarda-roupa, notebook e monitor. Além das perdas, a família estava revoltada com a demora da Sanasa em fazer o atendimento, já que eles afirmam que acionaram a companhia às 15h do domingo (12), mas a equipe começou os trabalhos só na manhã desta segunda–feira (13).
Os funcionários realizam a troca completa da manilha das duas casas vizinhas. Foi feita a remoção do lodo e, à tarde, uma outra equipe irá para passar o cloro para tirar o odor da casa. Posteriormente, um engenheiro deve conversar com a família sobre o ressarcimento.
“É muito difícil você ver as coisas que você conseguiu com luta e muito suor serem destruídas dessa forma. Eu só quero deitar e dormir em paz”, diz a moradora.
O que diz a Sanasa?
Em resposta à EPTV Campinas, a Sanasa afirmou que uma equipe esteve no local e constatou gordura na rede de esgoto, que foi o que causou o entupimento. A rede também estava quebrada.
Ainda afirmou que os moradores fizeram a reclamação às 15h deste domingo (12) e uma equipe compareceu ao local às 18h do mesmo dia.
Quanto ao ressarcimento, a companhia diz que o morador precisa entrar em contato para pedir o valor de volta.
Veja a nota completa:
A Sanasa informa que esteve no endereço mencionado pela reportagem no domingo, 12, pela manhã, e constatou que, além de não ter ninguém no imóvel, o poço de visita, lugar por onde as inspeções da Sanasa são realizadas, estava inacessível. Quando os técnicos da companhia conseguiram ter acesso, verificaram que havia gordura na rede, o que provoca entupimento. A rede coletora de esgoto não foi projetada para receber gordura nem lixo sólido, apenas esgoto.
A equipe verificou ainda que a rede também estava já quebrada e combinou com o proprietário do imóvel que retornaria na manhã de hoje, 13, pois ele estava saindo para ir para a casa de parentes. O dono do imóvel registrou a reclamação às 15h26 e a equipe estava no local às 18h.
A companhia ressalta que não havia obras no local. Quanto ao ressarcimento, a Sanasa orienta que o proprietário do imóvel entre em contato para solicitar um processo para ressarcimento de danos.
No momento, há equipe no local realizando o reparo na rede de esgoto.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Software criado na Unicamp ajuda a identificar pessoas pelos dentes; entenda como funciona
Festa das Nações terá música e gastronomia de 17 países em Piracicaba; veja a programação