Quatro dias após a publicação do edital para a concessão do TIC (Trem Intercidades), o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, prometeu o início das operações do trajeto entre Campinas e São Paulo para 2031. Para receber o trem, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou que o pátio ferroviário da cidade será reformado.
As afirmações aconteceram durante a visita de uma comitiva de secretários estaduais a Campinas nesta terça-feira (4). No encontro, além de prometer a opção expressa em um prazo de oito anos, Benini afirmou também que o município vai contar até 2029 com o TIM (Trem Intermetropolitano), que prevê a interligação da metrópole com Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.
“A previsão é de que o Trem Intermetropolitano chegue em Campinas em 2029 e o Trem expresso, o Intercidades, em 2031”, argumentou o secretário.
OBRAS EM CAMPINAS
Para se adequar e ter condições de ter uma estação para os trens, porém, Campinas planeja concluir a readequação do entorno do pátio ferroviário, na região central. Anunciado em julho de 2022 pela Administração Municipal, o projeto para a área de 200 mil metros quadrados tem a intenção de receber espaços culturais e turísticos e também empreendimentos imobiliários.
“A Prefeitura está alinhada com o governo do estado. Importante que o município faça a sua parte nesse projeto. Temos que ter um ambiente adequado para a chegada do futuro trem a Campinas. Estamos fazendo ações de requalificação deste espaço”, disse o prefeito, Dário Saadi, durante a visita.
Saadi, Benini e os secretários de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e de Investimentos em Parcerias, André Isper, e o diretor-presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, conferiram as obras de restauro do prédio do relógio, que também fica na área e é um dos símbolos do pátio ferroviário.
TARIFA E OUTROS DETALHES
Segundo a previsão da SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) divulgada na última sexta-feira (31), as passagens para o TIC custarão em torno de R$ 64,00. “Além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 munícipios, o empreendimento gerará um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuirá para a redução das emissões de CO2 e para a segurança viária da região”, defendeu ainda a pasta.
LEIA TAMBÉM
Hilux furtada fura bloqueio da GM em Campinas e bandido pula muro de escola
E A LICITAÇÃO?
Na última sexta, o governo de São Paulo publicou o edital com as regras para o processo de licitação do TIC e divulgou o prazo para o recebimento de propostas: 240 dias. Com isso, o leilão para o projeto está previsto para ocorrer em 28 de novembro. A licitação internacional foi autorizada no dia 24.
De acordo com a secretaria de Parcerias em Investimentos, as etapas envolvem a concessão patrocinada para a construção do chamado Eixo Norte do Trem Intercidades São Paulo-Campinas. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões e a rota deste trecho vai envolver três serviços. Confira todos abaixo:
- Linha 7 – Rubi: atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí
- TIM (Trem Intermetropolitano): seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos
- Trem Intercidades: opção expressa, com percurso total de 96 km que terá duração de aproximadamente 1h entre a capital e Campinas
A CONCESSÃO
A concessão será de 30 anos, que serão contados a partir do início da operação comercial dos trajetos. O projeto prevê, na fase avançada, 101 km de extensão. A expectativa é de atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.
LEIA MAIS