A Unicamp está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas-auxílio permanência, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação. As inscrições podem ser realizadas até amanhã, dia 7 de março pelo Sistema Integrado de Gestão (Sig) da Deape (Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil). O edital, com todas as informações sobre os perfis das bolsas, auxílios, etapas e cronograma do processo seletivo, está disponível no site oficial da Deape.
Modalidades de bolsas e auxílios da Unicamp
A Unicamp oferece diversas modalidades de bolsas e auxílios para apoiar a permanência dos seus estudantes. As principais opções são:
- Bolsa Auxílio Social (Bas): destinada a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
- Bolsa Auxílio Estudo e Formação (Baef): para estudantes com 75% do curso concluído.
- Bolsa Auxílio Moradia (Bam): para quem necessita de apoio para custear a moradia.
- Bolsa Auxílio Instalação (Bai): oferece um auxílio financeiro único para despesas iniciais.
- Programa de Moradia Estudantil (PME): disponibiliza vagas em moradia no campus Barão Geraldo, em Campinas.
- Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação (Bita): acesso gratuito às refeições nos restaurantes universitários.
- Benefício de Auxílio Transporte (Bat): passes gratuitos para transporte coletivo em Campinas.
O diretor-executivo da Deape, Sávio Cavalcante, destaca que a Unicamp possui um dos maiores programas de permanência estudantil do Brasil, fundamental para garantir o acesso ao ensino superior público de qualidade e promover a inclusão social. Ele reforça que esses benefícios ajudam na redução das desigualdades e evitam a evasão escolar.
Além das bolsas e auxílios, a Deape oferece serviços complementares aos estudantes, como orientação educacional, mentoria acadêmica, apoio psicológico e psiquiátrico através do Sappe (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante), além de divulgação e encaminhamento de estágios e o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais.
Deape: nova estrutura para fortalecer a permanência estudantil
Antes da criação da Deape, as ações voltadas à permanência estudantil eram concentradas no Serviço de Apoio ao Estudante (Sae). Com a criação da Deape em 2023, a Universidade ganhou mais autonomia administrativa e técnica para melhorar os serviços oferecidos, como apoio psicológico, moradia estudantil, e estágios.
Como se inscrever?
Estudantes que forem convocados no Vestibular Unicamp 2025 ou em outras modalidades de ingresso e forem elegíveis para as bolsas e auxílios devem entrar em contato diretamente com o serviço social da Deape. Mais informações e o link para inscrição estão disponíveis no site da Deape (clique aqui).
Conheça as modalidades de bolsas e auxílios da Unicamp
- Bolsa Auxílio Social (Bas): Concedida com base em critérios socioeconômicos. A avaliação é feita pelo serviço social da Deape.
- Bolsa Auxílio Estudo e Formação (Baef): Destinada a estudantes com 75% do curso concluído. Auxilia na participação em projetos acadêmicos.
- Benefício de Auxílio Transporte (Bat): Fornece passes para transporte coletivo de Campinas.
- Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação (Bita): Garantia de refeições gratuitas nos restaurantes universitários.
- Bolsa Auxílio Moradia (Bam): Auxilia estudantes com dificuldades financeiras para moradia, especialmente aqueles fora da Região Metropolitana de Campinas.
- Bolsa Auxílio Instalação (Bai): Um pagamento único para ajudar com despesas iniciais de estudantes contemplados com a Bolsa Auxílio Social (Bas).
- Bolsa Emergência: Auxílio financeiro para situações imprevistas. O auxílio pode incluir transporte e alimentação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Projeto da Unicamp oferece 350 vagas para cursinhos pré-vestibulares; saiba como participar