A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) divulgou nesta segunda-feira (25) o calendário de inscrições e realização de provas do Vestibular Unicamp 2023.
De acordo com o cronograma, a segunda fase do vestibular irá acontecer ainda neste ano, nos dias 11 e 12 de dezembro. Segundo a Comissão, esta será a primeira vez que a segunda etapa acontece no final de ano, e não em janeiro.
De acordo com o diretor da comissão, o professor José Alves de Freitas Neto, a antecipação será melhor para os candidatos, que poderão encerrar o ciclo de provas no mesmo ano.
“Além disso, para a Comissão, nos certificamos de que o tempo é suficiente para fazermos a correção e divulgarmos as listas de convocados com bastante antecedência em relação ao início das aulas na Unicamp, programado para março de 2023”, disse.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o Vestibular Unicamp 2023 terão início no dia 1º de agosto, e poderão ser realizadas até o dia 2 de setembro.
Segundo a Comvest, o valor da inscrição será de R$ 192, com a possibilidade de pagamento até o dia 9 de setembro.
ISENÇÃO DA TAXA
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão recebidos pela Comvest a partir do dia 16 de maio. Segundo a comissão, eles devem ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest. O prazo termina em 7 de junho.
Os documentos necessários, descritos no edital a ser publicado, também devem ser anexados através do site.
A lista de estudantes contemplados será divulgada em julho.
CALENDÁRIO DE PROVAS
A primeira fase do vestibular está programado para o dia 6 de novembro. Neste ano, a segunda fase da prova acontece nos dias 11 e 12 de novembro.
A Comvest ainda afirmou que as provas de Habilidades Específicas para os candidatos ao curso de Música serão realizadas em setembro e outubro.
Já as provas dos demais cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, ocorrem em janeiro.
O cronograma das provas do Vestibular Unicamp 2023 foi definido em uma reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo, para, assim, evitar que as datas coincidam.
A primeira chamada de aprovados está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2023, para matrícula online nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, pela página da Comvest. Devem ocorrer até oito chamadas.