- Publicidade -
CampinasCotidianoUnicamp tem 106 cientistas entre os mais influentes do mundo, aponta ranking

Unicamp tem 106 cientistas entre os mais influentes do mundo, aponta ranking

Levantamento é liderado pela Universidade de Stanford (EUA) e considera citações em base de dados científica internacional

- Publicidade -

A Unicamp conta com 106 pesquisadores entre os cientistas mais influentes do mundo, segundo ranking divulgado pela editora científica Elsevier e elaborado por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O levantamento analisa publicações disponíveis no Scopus, uma das principais bases de dados científicas do mundo, com base em indicadores padronizados de citações.

O número representa um aumento de 13,9% em comparação com o levantamento de 2024, quando 96 cientistas da instituição foram listados. Em relação a 2020, o avanço chega a 82,7%, já que naquele ano 58 pesquisadores da Unicamp figuraram no ranking.

- Publicidade -

Ranking por trajetória de carreira

Além da lista anual, a Elsevier também divulgou o ranking que avalia os cientistas mais influentes pela trajetória de carreira. Nessa categoria, 91 nomes da Unicamp foram incluídos.

Entre os critérios considerados estão o número total de citações, o índice h (h-index) — que mede produtividade e impacto — e as citações em trabalhos de autoria única, de primeiro autor ou último autor, que indicam liderança científica.

Confira a lista completa dos cientistas da Unicamp classificados por trajetória de carreira.

pesquisador 2025 10 13 16 14 18

Brasil ocupa 24ª posição global

De acordo com os dados da 8ª edição do “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, referentes ao ano de 2024, o Brasil conta com 1.461 pesquisadores entre os mais influentes do mundo, o que representa 0,6% do total global. O país ocupa a 24ª posição mundial.

- Publicidade -

Cerca de 577 cientistas estão localizados no estado de São Paulo, o que equivale a 40% do total nacional.

USP lidera no país

A USP lidera o ranking brasileiro, com 287 cientistas listados. A Unesp aparece em seguida, com 80 nomes.O levantamento também destaca o papel das universidades federais, que somam mais de 600 pesquisadores entre os mais influentes. Entre as instituições com melhor desempenho estão a UFRGS (61 pesquisadores), UFRJ (60) e UFMG (57), além de centros de pesquisa como a Fiocruz e a Embrapa.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando

Hospital Regional implanta programa para tratamento de cálculos renais e reduz tempo de espera no SUS

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas