- Publicidade -
CotidianoUnicamp terá primeiro laboratório de análises toxicológicas para pesquisa no país

Unicamp terá primeiro laboratório de análises toxicológicas para pesquisa no país

Convênio determina investimento de, aproximadamente, R$ 2,15 milhões no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas em três anos
 

- Publicidade -
Projeto Baco de Toxicologia e Análises Toxicológicas para políticas públicas sobre drogas (Foto: Divulgação)
Projeto Baco de Toxicologia e Análises Toxicológicas para políticas públicas sobre drogas (Foto: Divulgação)

 A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) terá o primeiro laboratório de análises toxicológicas de referência para pesquisas de drogas de abuso e NSP (Novas Substâncias Psicoativas) em amostras biológicas do país. Segundo a Universidade, o local contará com um sistema de qualidade reconhecido internacionalmente.

A novidade será possível devido a um convênio firmado entre o CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas), da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp, e a Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao todo, o convênio chamado de “Toxicologia e Análises Toxicológicas como Fontes de Informação para Políticas Públicas sobre Drogas – Projeto Baco” terá investimento de, aproximadamente, R$ 2,15 milhões no CIATox por um período de três anos. Para o coordenador-executivo do Centro, José Luiz da Costa, o projeto abre fronteiras.

“Esse convênio é um marco na história do CIATox, sendo nosso primeiro grande convênio com o Governo Federal. Esse recurso vai colocar nosso laboratório em outro patamar. Vamos conseguir garantia de qualidade, novos equipamentos, nova base de dados adequada para as análises toxicológicas clínica e forense. O projeto abre outras fronteiras da Toxicologia na Unicamp, com monitoramento de intoxicações mais sofisticado e com maior riqueza de detalhes, que trará vantagens para o diagnóstico do paciente intoxicado”, afirma.

 

LEIA MAIS

Hemocentro da Unicamp tem nível crítico em estoque de sangue; saiba como doar

Moradores reclamam de fumaça causada por incêndio em área de mata de Valinhos

- Publicidade -

De acordo com a instituição de ensino, as drogas de abuso são substâncias que afetam o encéfalo e alteram o humor, como por exemplo, álcool e estimulantes. Já as novas substâncias psicoativas apresentam efeitos similares aos de outras drogas, como Cannabis sp., cocaína, heroína, LSD, ecstasy ou metanfetamina.

Costa também relata que o laboratório poderá dar apoio tanto para serviços de emergência hospitalar, quanto para laboratórios de toxicologia forense ligados às secretarias de Segurança Pública que demandem análise especializada de NSP, exame laboratorial que, atualmente, não é realizado por nenhum estado da Federação.

O CENTRO

O CIATox é um centro multidisciplinar da Unicamp que completa 40 anos em 2022, e é composto por colaboradores e participantes ativos (estudantes de graduação e pós-graduação) das Faculdades de Ciências Médicas, Ciências Farmacêuticas e Enfermagem da Universidade. O serviço conta com a atuação direta de médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

LEIA TAMBÉM

FIES: Saiba como renegociar a dívida pelo aplicativo

 

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -