A Campanha de Vacinação contra a Gripe para grupos prioritários termina hoje (31) em Campinas, mas a partir da próxima segunda-feira (3), as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para a população em geral.
Até ontem, 211.909 pessoas foram imunizadas. O número equivale a 78% de cobertura. A meta da Prefeitura era imunizar 90% dessas pessoas. A campanha começou no dia 10 de abril.
Em Campinas, segundo a pasta da Saúde, há 100 mil doses em estoque que serão distribuídas nos centros de saúde. Quando esse número acabar não vai haver reposição.
“O número fechado do público alvo atingido será informado na semana que vem. Mas posso adiantar que a cobertura segue uma tendência nacional. A cobertura está mais baixa este ano por causa do frio mais tardio. Acredito que as pessoas estão com a percepção de não ter necessidade de ser vacinas. Mas agora começa o período sazonal, quando começa uma maior circulação do vírus e quando as pessoas ficam em locais aglomerados”, explicou a coordenadora do programa de imunização de Campinas Gabriela Marchesi.
Ela lembrou que a vacina leva de 15 a 45 dias para começar a proteger. “Estamos seguindo a recomendação do Ministério da Saúde de encerrar hoje, mas vamos estar abrindo para toda a população de acordo com o estoque disponível. Vale destacar que não vai haver reposição”, afirmou.
“O grande benefício da vacina contra a gripe é que ela evita que as pessoas de maior risco tenham as formas graves da doença. Pessoas que pegam vírus influenza e são dos grupos prioritários são as que têm maior risco de evoluírem com complicações tais como pneumonia, internações hospitalares e em algumas situações, devido às complicações, evoluir para óbito”, disse a enfermeira Gabriela Marchesi, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.
Só no Estado de São Paulo, ano passado, cerca de 400 pessoas morreram por complicações da gripe. Em Campinas foram 15 mortes por gripe em 2018. Este ano não houve confirmações de mortes no município.
Para tomar a vacina, basta levar um documento com foto. Se a pessoa tiver, ela deve levar a carteira de vacinação, mas a falta deste documento não impede de tomar a dose. Em Campinas, a vacina está disponível nos 66 Centros de Saúde. Informações sobre endereços e horários podem ser obtidas pelo telefone 156.