cotidiano

Quinto lote da vacina Pfizer chega no Aeroporto de Viracopos

O avião Boeing 767-300 com 629.460 doses da vacina Pfizer/BioNTech pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos na noite desta quarta

| ACidadeON Campinas -

Vacinas chegaram em Viracopos nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Polícia Federal)  

O avião Boeing 767-300 com 629.460 doses da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19 pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na noite desta quarta-feira (26). Este é o quinto lote do imunizante que chega no Brasil e o voo veio de Miami novamente.

A chegada dessas doses faz parte do acordo firmado no dia 19 de março, que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre de 2021. Somadas aos lotes anteriores, mais de 3,4 milhões de doses foram entregues.

Ontem, o Ministério da Saúde autorizou o envio de doses da vacina da Pfizer para municípios que não sejam capitais. A orientação da distribuição visa a expansão da vacina em outros municípios, para acelerar a Campanha Nacional de Imunização.

Até agora, as doses da Pfizer eram aplicadas apenas nas capitais, devido ao complexo sistema logístico de armazenamento da vacina. Em Campinas, o município informou que receberá as vacinas, mas ainda não há data definida nem o número de doses que serão recebidas.

Os municípios que forem receber a vacina devem estar preparados para armazenar o imunizante, que precisa ser mantido em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. 



ENTREGAS


Até agora, todas as entregas da vacina da Pfizer chegaram pelo Aeroporto de Viracopos. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O segundo lote com 629 mil doses foi entregue no dia 5 de maio, enquanto outras 628 mil doses, da terceira remessa, chegaram no dia 12 deste mês.

A quarta remessa, com mais 629 mil doses, chegou ao terminal de Campinas no dia 19 de maio.

Mais notícias


Publicidade