cotidiano

Dia D: Campinas preenche todas as vagas e prevê vacinar 28,9 mil neste sábado

Agenda já lotou para as vagas de amanhã, mas agendamento continua aberto para dias da semana

| ACidadeON Campinas -

Serão vacinadas no Dia D pessoas dos grupos prioritários (Foto: Governo do Estado de SP)

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na manhã desta sexta-feira (18) que todas as 28.980 vagas para vacinação no Dia D que acontece neste sábado (19) já foram preenchidas e a agenda já esta lotada

Esse será o quarto Dia Dde vacinação contra a covid-19 feito pela Prefeitura. A imunização acontece em 64 centros de saúde municipais, das 9h às 17h. 

Serão vacinadas neste sábado pessoas dos grupos prioritários agendadas pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br. Vale lembrar que o cadastro da vacina continua aberto para recebimento das doses nos demais dias da semana. Segundo a Prefeitura, as próximas vagas são para terça, quinta e sexta-feira da semana que vem. 

Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 1,2 mil profissionais trabalharão no sábado para atender a população e a Guarda Municipal também será mobilizada para dar apoio no transporte das doses até as unidades de vacinação. Os únicos postos que não terão a vacinação serão os centros de saúde Campina Grande, Carlos Gomes e Boa Esperança. 

As pessoas devem evitar chegar aos locais onde estão agendadas para tomar a vacina com muita antecedência, para evitar fila de espera e aglomeração. É importante levar os documentos solicitados, como o comprovante de agendamento, de residência e de identificação pessoal, e, se for o caso, os laudos e receitas que comprovem comorbidades (doenças preexistentes). 

POSSÍVEL NOVO RECORDE 

Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde optou por mais uma edição do "Dia D" devido à adesão significativa da população ocorrida nas três edições anteriores, o que permitiu ao município ampliar o número de pessoas protegidas.

No primeiro "Dia D", em 22 de maio, um sábado, foram vacinadas 23.612 pessoas, até então um recorde para um único dia na cidade. A segunda edição, ocorrida na sexta-feira 4 de junho, permitiu imunizar 23.104 pessoas. Na terceira e última edição, no último sábado (12), foram aplicadas 25.518 doses de vacinas, o maior número de imunizados em um único dia. 

QUEM PODE SER VACINADO NA CIDADE ATUALMENTE? 

- Pessoas com 50 anos ou mais
- Xepa da vacina (conforme sobra da vacina): 40 aos 49 anos
- Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 18 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
- Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
- Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
- Todas as gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) com 18 anos ou mais
- Profissionais de Educação com 18 anos ou mais
- Motoristas e cobradores de ônibus municipal
- Aeroportuários, Aeroviários e Aeronautas, com 18 anos ou mais

Mais notícias


Publicidade