cotidiano

Campinas vacina 5,7 mil crianças contra a covid e fecha Dia D

Ao todo, 15.186 doses adicionais também foram aplicadas em adultos

| ACidadeON Campinas -

 

Mãe e filha posam para a foto durante o Dia D (Foto: Denny Cesare/Código 19)

Das 6,5 mil vagas disponíveis para crianças dos 5 aos 11 anos no Dia D contra a covid-19, relizado neste sábado (22), 5.746 foram aplicadas pela secretaria de Saúde. O balanço foi divulgado no final da tarde, após o encerramento do plantão de imunização feito pelo município.

Foram aplicadas prioritariamente doses pediátricas da Pfizer, conforme planejamento feito e divulgado pela Prefeitura, mas o município esclareceu que imunizantes da Coronavac, recentemente liberados para a faixa etária, também puderam ser utilizados neste Dia D.

"A secretaria se programou para usar preferencialmente a vacina da Pfizer contra a covid-19. Se algum cidadão, pai ou responsável por alguma criança pedir para que seja aplicada a Coronavac e a unidade de saúde tiver esta vacina, poderá ser aplicada", detalhou em comunicado.

LEIA MAIS
Vacinação infantil: RMC recebe 201 mil doses da Coronavac
São Paulo inicia vacinação com Coronavac e divulga calendário


As aplicações foram feitas em 13 pontos exclusivos: CRI (Centro de Referência à Saúde do Idoso) e os CSs (centros de saúde) 31 de Março, Valença, Barão Geraldo, San Martin, Figueira, São Cristóvão, Anchieta, Nova América, Aurélia, Eulina, Pedro Agápio de Aquino Neto e Ipê. 

CERTIFICADO E CARTAZ

Em oito centros de saúde da cidade, as equipes receberam as crianças com bichinhos de pelúcia, máscaras coloridas e certificados de coragem com espaço para os nomes e dizeres definindo os menores como determinados, bravos e corajosos.

No CS da Vila Ipê, Ana Beatriz, de 8 anos, levou um cartaz feito por ela própria e as palavras "Vacinas salvam vidas". Ela posou para foto com a mãe, Daniele, e recomendou a vacinação a todos os moradores da cidade.

"Estou sentindo somente uma dorzinha no braço, sem nenhuma reação. Escrevi no meu cartaz que as vacinas salvam vidas porque você pode ir para a escola e ver seus amigos com segurança. Então vacinem sua família e cuidem dela", disse a pequena.

DOSES ADICIONAIS

Além das crianças, o Dia D também ofereceu e distribuiu 17,6 mil doses adicionais para adultos. Destas, 15.186 foram aplicadas, segundo a secretaria municipal de saúde.

As doses de reforço foram aplicadas em 16 centros de saúde em todas as pessoas a partir de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.

No caso de imunossuprimidos graves, era preciso ter completado a imunização há 28 dias. Se a pessoa foi vacinada com a Janssen, o intervalo entre as doses é de dois meses.

Publicidade