cotidiano

Prefeitos da RMC fazem apelo por vacinação de crianças

Chefes do Executivo também se comprometeram a reforçar fiscalização de grandes eventos

| ACidadeON Campinas -

Para Fiocruz, vacinação em massa das crianças contra covid-19 é fundamental (Foto: Denny Cesare/Código 19)
 

Após reunião on-line realizada no final da tarde desta sexta-feira (28), os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) fizeram um apelo para que os pais ou responsáveis vacinem as crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19.

Em nota oficial, os chefes do Executivo defendem que a imunização da faixa etária é essencial para controlar a transmissão da doença causada pelo coronavírus, principalmente "com a aproximação do início do ano letivo dos municípios".


"É fundamental para que tenhamos segurança epidemiológica dentro de nossas escolas e, com isso, possamos manter as aulas presenciais, sem prejuízo aos estudantes já bastante impactados ao longo da pandemia", diz um trecho do comunicado.  

LEIA MAIS
Valinhos retoma restrições por conta da alta de covid-19
Hortolândia confirma morte de menino de 1 ano por covid-19

EVENTOS 

O encontro desta sexta foi convocado emergencialmente pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC em meio ao aumento de casos de coronavírus e de quadros gripais nas 20 cidades. Os grandes eventos também foram debatidos.

Na avaliação dos prefeitos, é necessário ampliar a fiscalização de grandes eventos "para coibir aglomerações, exigindo o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária". Apesar da definição, não se sabe como o reforço será feito.

LEITOS NAS CIDADES 

Na reunião, que contou com a participação do diretor-executivo na Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Odair Dias, os responsáveis pelas gestões municipais comemoraram a prorrogação do custeio de leitos por parte do Governo Federal.

"O Ministério da Saúde prorrogou por 30 dias o custeio de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva), uma reivindicação dos prefeitos da RMC", explicou o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento, Gustavo Reis (MDB).

Publicidade