A Prefeitura de Campinas iniciou neste sábado (26) a vacinação contra a gripe em idosos com mais de 80 anos e também aplicou 3,5 mil doses contra a covid-19 em uma edição do "Campinas Vacina Mais".
A secretaria de Saúde aplicou, no total, 839 doses contra a gripe (influenza) e 3.502 doses contra a covid-19 em 20 centros de saúde, que ficaram abertos desde as 8h.
O objetivo foi vacinar contra a gripe pessoas com 80 anos ou mais, e intensificar a imunização contra a covid-19, para todas as idades.
Do total de vacinação contra a covid, 1.148 foram de primeira e segunda doses e 2.354 de doses adicionais.
A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, diz que o Campinas Vacina Mais, além de iniciar a vacinação contra a influenza, foi uma oportunidade para que os cidadãos pudessem completar o esquema vacinal contra a covid-19.
Também esclarece que as vacinas contra a gripe e contra a covid podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo. Portanto, as pessoas que forem tomar vacina contra a gripe também podem receber a dose contra a covid.
Em relação à vacina contra a gripe, Chaúla explica que este ano o imunizante é composto pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. Esse subtipo foi o responsável pela epidemia de gripe fora de época em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados no fim de 2021 e início de 2022.
GRIPE
A partir de segunda-feira, 28 de março, a vacina contra a gripe (influenza) estará disponível para a população de 80 anos ou mais em todos os Centros de Saúde de Campinas. Não é necessário agendar. A próxima etapa da campanha será divulgada posteriormente.
COVID-19
A vacina contra a covid-19 também está disponível em 64 centros de saúde, sem necessidade de agendamento. A relação das unidades e horários de atendimento está disponível no link.
