cotidiano

Idosos com mais de 80 anos podem se vacinar contra a gripe nos centros de saúde

Campanha contra a influenza começou no sábado

| ACidadeON Campinas -

Campinas já iniciou vacinação contra a gripe em idosos com mais de 80 anos (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

A vacinação contra a gripe (influenza) está disponível para a população acima de 80 anos em todos os CSs (Centros de Saúde) de Campinas. Não é necessário agendamento. 

A campanha de vacinação contra a influenza começou no último sábado (26) em Campinas, com a ação "Campinas Vacina Mais", que atendeu a população em 20 centros de saúde. Ao todo, foram aplicadas 839 doses contra a gripe.  

LEIA TAMBÉM  
SP anuncia 4ª dose acima dos 60 anos; Campinas aguarda detalhes

Neste ano, a vacina de Influenza, contra a gripe, é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. Esse subtipo foi o responsável pela epidemia de gripe fora de época que atingiu São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados no fim de 2021 e início de 2022. 

A próxima etapa da campanha para a próxima faixa etária será divulgada posteriormente. 

VACINA DA COVID E GRIPE JUNTAS? 

Segundo a secretaria de Saúde, as vacinas contra a gripe e contra a covid podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo. Portanto, as pessoas que forem tomar vacina contra a gripe também podem receber a dose contra a covid. 

A vacina contra a covid-19 também está disponível em 64 centros de saúde, sem necessidade de agendamento. A relação das unidades e horários de atendimento está disponível no link

QUARTA DOSE 

Vale lembrar que idosos com mais de 80 anos também devem tomar a quarta dose contra a covid-19 (ou segunda dose adicional). A aplicação da segunda dose de reforço começou na última segunda-feira (21) em Campinas. 

Segundo a Prefeitura, na cidade, há 26.800 pessoas aptas a tomarem a segunda dose adicional. O intervalo entre a primeira dose adicional e a segunda deve ser de quatro meses, ou 122 dias. Não há necessidade de agendamento.

Publicidade