A região de Campinas segue sob forte calor nesta terça (19) e quarta-feira (20), quando a previsão do tempo indica menor nebulosidade pela manhã e maior presença de nuvens à tarde. “Durante o dia, os ventos sopram com fraca intensidade, mas apresentam picos de intensidade moderada a forte entre o entardecer e as primeiras horas da noite”, informa o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
“Há possibilidade de pancadas de chuva e temporais”, ainda segundo a entidade, mas “a possível ocorrência dessas pancadas ou temporais poderão resultar principalmente em chuva localmente intensa e descargas elétricas”. Nesta terça, as temperaturas ficam entre 20°C e 33°C e na quarta-feira, entre 19°C e 33°C. Depois disso, as precipitações ganham ainda mais força na cidade.
“Os indicativos sugerem maior probabilidade de chuvas mais volumosas e condições mais propensas a tempestades de maior impacto a partir de quinta-feira (21), sobretudo entre a sexta-feira e o domingo (24)”, conclui o Cepagri.
Verão mais quente da história?
O boletim confirma que os dias continuarão quentes até o início do Verão, na próxima sexta-feira (22). A previsão, inclusive, é que a estação tenha calor acima da média. “Todos os modelos de previsão climática indicam uma alta, altíssima probabilidade de temperaturas acima da média para o próximo trimestre”, afirma em entrevista o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.
“Mas, isso não significa que nós não vamos ter dias, temperaturas um pouquinho mais baixas. Embora, a proeminência vá ser de dias mais quentes”, complementa o especialista, lembrando que as chuvas, por enquanto, não têm indícios “tão grandes” de anomalias pelos primeiros três meses do Verão. A estação mais quente do ano termina oficialmente no dia 20 de março de 2024.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quando a picada de um escorpião pode matar? Saiba como identificar