- Publicidade -
CotidianoVai esfriar? Veja a previsão de como será o clima em maio

Vai esfriar? Veja a previsão de como será o clima em maio

Cepagri explica que é esperado um declínio nas temperaturas médias e nos acumulados mensais de chuva nesta época do ano

- Publicidade -

A virada do mês de abril para maio está sendo marcada por uma onda de calor atípica para esta época do ano. Além disso, o período que se encerrou também foi um mês seco, que registrou apenas 19% da precipitação média para abril em Campinas, que é de 67,6 milímetros, segundo o boletim do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.  

De acordo com o documento, até o momento, observa-se que o ano de 2024 tem registrado chuvas abaixo da média nos primeiros quatro meses, consecutivamente. “A partir do mês de abril, as médias climatológicas já são normalmente abaixo dos 100 mm até o mês de setembro”, pontuou.  

A média das temperaturas mínimas também ficou acima da média climatológica (1,8°C), e as temperaturas máximas ficaram 1,9°C acima da média, evidenciando o calor diferenciado sentido no mês.   

O que esperar do clima em maio?  

O mês de maio faz parte do outono meteorológico (março-abril-maio), sendo uma estação de transição do Verão para o Inverno. O Cepagri explica que é esperado um declínio nas temperaturas médias e nos acumulados mensais de chuva nesta época do ano. Por exemplo, a média de dias chuvosos em maio é de, aproximadamente, apenas cinco dias.  

Veja as médias de temperatura e precipitação para Campinas em maio, com base nos dados do Cepagri para o período 1991 – 2020:  

  • Temperatura mínima: 14,3°C  
  • Temperatura média: 20°C  
  • Temperatura máxima: 25,8°C  
  • Chuva acumulada: 62 mm  

Vai esfriar?  

O boletim do Cepagri aponta que as temperaturas no mês de maio mantêm a tendência geral que vem sendo observada há vários meses de um período, em média, com temperaturas mais elevadas em relação ao padrão climatológico para a época.  

Na região de Campinas, é alta a probabilidade (70% a 100%) de ocorrência de temperaturas acima da média climatológica, o que ainda demonstra influência do fenômeno El Niño, que deverá perder intensidade e eventualmente se desconfigurar nos próximos meses.   

- Publicidade -

“É alta a probabilidade de dias quentes, tanto na forma de dias com picos de calor, quanto na própria ocorrência de ondas de calor (que se configura por um período de vários dias com temperaturas muito acima do normal para o período), quanto a menor frequência da passagem de frentes frias, justamente o que tem sido observado na transição de abril para maio”, explica o texto.   

Porém, o Cepagri reforça que a previsão é geral para o período como um todo, e não descarta episódios relativamente frios ou amenos – que podem ocorrer de forma esporádica e que são esperados para o mês – mas que não devem ser tão expressivos e/ou tão duradouros.  

O texto, elaborado nesta quinta-feira (2) indica que, até o momento, o mês de maio se inicia com temperaturas acima da média e com uma situação de escoamento bloqueado, que impede o avanço de frentes frias para o Sudeste do Brasil, sem previsão de mudança a curto prazo.  

E as chuvas?  

Já em relação às chuvas, o centro de pesquisa indica uma probabilidade moderada (40% a 50%) de que o acumulado mensal de chuva ficará abaixo da média na região de Campinas, com uma estimativa de um volume cerca de 25 mm abaixo do valor de referência para o mês, que é de 62 mm. Porém, também afirma que não é possível determinar como (com que frequência e com que volumes) os eventos de chuva ocorrerão.  

A previsão aponta para ocorrência de precipitação na região de Campinas somente na segunda quinzena do mês de maio. No entanto, a precipitação prevista é abaixo da média para uma época normalmente seca, e por isso não deve gerar grandes acumulados no período. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Reforma do Varejão Municipal de Piracicaba está em fase final

Arrastão recolhe 138 toneladas de lixo em combate à dengue

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -